O Instituto Marista de Assistência Social (IMAS) representará a União Norte Brasileira de Educação e Cultura (UNBEC) no grupo de trabalho instituído pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC). O objetivo da iniciativa é reunir membros da sociedade civil e movimentos sociais para incidir na pauta de direitos humanos em debate no Senado Federal, Câmara dos Deputados, instâncias deliberativas e poder judiciário. A primeira reunião de trabalho foi realizada, no dia 21 de junho, em Brasília (DF), quando os participantes discutiram as ameaças de retrocessos nos direitos e nas políticas públicas voltadas à proteção de crianças e adolescentes.
Pela Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN), esteve presente na reunião o analista do IMAS Clemilson Silva. “A Instituição Marista tem muito a contribuir na materialização da prioridade absoluta estabelecida no estatuto da criança e do adolescente, por conta da relevante atuação nos espaços de controle social e incidência política”, destaca. Esteve presente, também na reunião, a Procuradora Federal dos Direitos do Cidadão, Deborah Duprat, ao lado de participantes das redes nacionais de defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes.
No encontro, foram debatidas estratégias para incidência conforme as orientações do Artigo 227 da Constituição Federal e nas diretrizes da Convenção dos Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A pauta da reunião priorizou, ainda, as possíveis violações de direitos humanos durante a realização das Olimpíadas no Brasil. A próxima reunião do grupo está marcada para 05 de agosto de 2016, na sede da PFDC.