
Equipe educativa, do Colégio Marista Pio XII, com os estudantes do projeto SEM DIGITAIS, vencedor da Olimpíada Marista de Língua Portuguesa e Matemática. Foto: Colégio Marista Pio XII
O Marista Centro-Norte divulgou, no início do mês, o resultado da Olimpíada Marista de Língua Portuguesa e Matemática, da qual obtivemos os seguintes resultados: 1º lugar para o Colégio Marista Pio XII, de Surubim (PE), com o projeto Sem Digitais; 2º lugar para o Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré, de Belém (PA), com o projeto A missão de ajudar; e 3º lugar para o Colégio Marista de Palmas (TO), com o projeto Tista. O projeto vencedor, do Colégio Marista Pio XII, que conquistou nota máxima em todos os quesitos propostos, foi desenvolvido e apresentado em um GeoGebraBook. Os alunos trouxeram à luz a realidade das pessoas que são forçadas a trabalhar em um regime escravocrata, que acontece, de maneira disfarçada, na contemporaneidade.
O projeto Sem Digitais retrata a dura realidade das pessoas que sobrevivem do árduo trabalho de torrar e descascar castanhas de caju, perdendo as suas digitais no processo. Para o diretor, do Colégio Marista Pio XII, Ir. Eliseudo Salvino Gomes, “esse projeto fala do trabalho que esconde uma rede de exploração de crianças e adultos, uma prática que viola os direitos humanos e nos convida a refletir sobre a importância do desenvolvimento e atuação das políticas públicas”, esclareceu o gestor.