Foi divulgada ontem, 11, a nova edição do relatório Cadê? Brasil – Crianças e Adolescentes em Dados e Estatísticas. Com a presença de Maristas, governo local e instituições da sociedade civil, a pesquisa que monitora os direitos da população infantojuvenil do país apresenta os principais avanços e desafios verificados em mais de 60 indicadores. As informações sistematizadas no documento são coletadas de fontes oficiais e os dados do relatório podem ser acessados em www.marista.edu.br/cade.
O vice-presidente da UBEE-UNBEC, mantenedoras da Província Marista Brasil Centro-Norte, Ir. José Wagner Rodrigues da Cruz, afirmou que o Marista, ao citar as três províncias brasileiras, é uma família que cuida das crianças presentes na instituição. “O Cadê? Brasil é uma ferramenta de incidência sistêmica para a promoção e defesa dos direitos das infâncias e juventudes. Resultado de diversas parcerias, aponta que não podemos fazer este trabalho sozinhos, ao mesmo tempo que convida a todos a trabalhar em favor das crianças e dos adolescentes”, assegura o vice-presidente.
Representando a União Marista do Brasil/UMBRASIL, o Ir. Ivonir Imperatori relembrou que o Cadê? Brasil é fundamental para que cada província trace estratégias de fortalecimento da atuação marista nos espaços de incidência política e controle social. “Este relatório deve ser utilizado como ferramenta para a transformação social dos sujeitos de direitos atendidos pelo Brasil Marista, buscando-se resultado efetivo e de impacto”, disse Ir. Ivonir.
A primeira-dama e colaboradora do Governo de Brasília, Márcia Rollemberg, afirmou que a pesquisa e os indicadores mostram os desafios que o Distrito Federal deve assumir. “Crianças e adolescentes precisam ser prioridade para todos nós. Devemos municiar a sociedade com essas informações”, aponta a primeira-dama. Por sua vez, o secretário de estado da Criança do Distrito Federal, Aurélio Araújo, disse que o relatório qualifica o debate do tema. “Os dados são fundamentais e a sociedade civil deve atuar de forma direcionada.”, assinala o secretário.
A diretora do Instituto Marista de Assistência Social/IMAS e coordenadora da publicação, Milda Moraes, apresentou os principais avanços e desafios para o Brasil em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis das Nações Unidas. Ao longo de seis anos, o Marista e parceiros elaboraram cinco edições do CADÊ? Brasil – em 2010, 2011, 2012, 2015 e 2016.
Também estiveram presentes na cerimônia de lançamento a Pastoral do Menor, o Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, a Associação Cristã de Moços, a Universidade Católica de Brasília, a Associação Nossa Senhora Mãe dos Homens, o Conselho dos Direitos da Criança e Adolescente do Distrito Federal/CDCA-DF, o Comitê Consultivo de Adolescentes do CDCA-DF, a Companhia de Planejamento do Distrito Federal, a Cáritas Brasileira, a Rede La Salle, a Mesa Bice Brasil, dentre outras organizações e parceiros.