SONY DSC

O Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré, de Belém/PA, realizou ontem (8/3) uma roda de conversa sobre a Campanha da Fraternidade/CF 2017. Envolvendo educadores da unidade e convidados, o evento fez parte da programação Semana Pastoral Marista 2017 do Colégio e buscou dialogar sobre a CF no ambiente escolar, estimulando a adoção de estratégias pedagógicas que possibilitam a reflexão e o debate com os estudantes
A CF 2017 tem como tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”. Participaram do debate os professores de história, Francisco Augusto Paes, e de filosofia, Eduardo Martins, ambos educadores do Colégio. Além deles, participou o coordenador da Associação Nacional de Educação Católica/ANEC Pará, Pe. João da Silva Mendonça Filho, e o coordenador de Pastoral da unidade, Jadir Ramos Júnior.
Pe. João Filho rememorou temas de outras edições da Campanha que abordaram questões ambientais, como em 1986, 2004, 2007, 2011 e 2016. “Quando foi anunciado que neste ano o tema seria relacionado aos biomas, muitos de nós pensaram: ‘de novo?’. Mas, se constantemente esse assunto é trazido, é porque não estamos sabendo lidar bem com isso”, ressaltou o coordenador da ANEC Pará. Já o educador Augusto Paes apontou as possibilidades pedagógicas que podem ser trazidas a partir desse tema e como o trabalhar em sala de aula.
Em contraponto, o professor Eduardo Martins falou sobre a complexidade do tema, que se relaciona com os problemas sociais do país. “Temos que consumir, mas também temos que preservar. Constantemente lidamos com esse paradoxo e ainda não conseguimos chegar a um consenso”, destacou o professor de filosofia. O diretor do colégio, Ir. Iranilson Correia de Lima, ressaltou como positivas as várias abordagens dos diálogos. “Pudemos discutir o tema da Campanha levando em consideração os aspectos filosóficos, históricos e cristãos. Foi inspirador”, afirmou.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário