O Prêmio Educador Marista 2019 está com as inscrições abertas até o dia 8 de novembro. Promovido pela Coordenação Educacional, da Gerência Socioeducacional, do Marista Centro-Norte, tem como objetivo valorizar as práticas educacionais desenvolvidas por professores da Educação Infantil ao Ensino Médio. Esta primeira edição irá premiar as práticas pedagógicas que tenham utilizado Tecnologias de Comunicação e Informação (TICs), nos processos de ensino e aprendizagem, contribuindo para transformar a escola num ambiente inovador, criativo e colaborativo, e que estejam em consonância com as Matrizes Curriculares do Brasil Marista. A ideia do prêmio é conhecer, conectar, motivar e apoiar professores maristas de diferentes áreas de atuação, que possam ter um papel-chave na evolução das concepções e práticas tecnológicas da escola. A participação, voluntária e gratuita, é aberta a todos os professores, das unidades socioeducacionais, do Marista Centro-Norte, que desenvolveram projetos educacionais inovadores, com a utilização dos TICs, no decorrer do ano letivo de 2019. A participação se dará por meio de inscrição de projeto educacional, já realizado ou em andamento, por meio do preenchimento do formulário de inscrição e do envio de vídeo explicativo, de até dois minutos, sobre o projeto e seus resultados.
Categorias premiadas
Cada professor poderá inscrever um projeto por categoria, que são divididas em quatro tipos: categoria Três Violetas, para professor inovador da Educação Infantil; categoria Boa Mãe, para professor inovador do Ensino Fundamental – Anos Iniciais; categoria Ir. Henri Vergés, para professor inovador do Ensino Fundamental – Anos Finais; e categoria Jovem Montagne, para professor inovador do Ensino Médio. Para o analista Educacional, Matheus Lincoln dos Santos, a expectativa é conhecer os trabalhos que são desenvolvidos em sala de aula e mapear as boas práticas. “Temos 2.000 professores que podem apresentar bons projetos pedagógicos, para que possamos reconhecer e divulgar as boas práticas para serem replicadas e servirem de inspiração para outros projetos”, sinalizou.
Resultados e premiações
A divulgação dos resultados será em 20 de novembro, e os cinco projetos vencedores ganharão certificado Educador Marista Inovador 2019 e ingresso na comunidade de professores inovadores do Marista Centro-Norte, que será criada a partir dos resultados da premiação. Para os autores dos projetos classificados em 1º lugar, o prêmio será uma placa de homenagem e a apresentação do projeto para os professores do segmento em 2020. Para a coordenadora da área, Deysiane Pontes, isso é só o começo. “Para 2020, teremos mais novidades que irão incentivar e valorizar as boas práticas docentes, com foco na excelência em sala de aula”, enfatizou.