2

Com o tema “Gestão Social do Desenvolvimento Local – Cidadania e Participação”, a mesa de discussão da Sala Temática “Economia Solidária para o Desenvolvimento Sustentável” reuniu, na tarde do dia de 25 abril, mais de 80 pessoas, entre prefeitos, secretários, técnicos e gestores municipais. A Sala Temática faz parte do IV Encontro dos Municípios com Desenvolvimento Sustentável, que ocorre em Brasília/DF até o dia 28 de abril.  O debate foi mediado por Shirlei Silva, diretora do Instituto Marista de Solidariedade/IMS, unidade de assessoramento da Província Marista Brasil Centro-Norte/PMBCN.

O objetivo do encontro foi discutir como fomentar e fortalecer as políticas de eco-nomia solidária no âmbito municipal, territorial e estadual, além do fortalecimento das bases sociais e ampliação da força política e organizativa, bem como dos instrumentos como condições para conquistar soluções permanentes e adequadas às necessidades da economia solidária e dos processos de desenvolvimento sustentável e solidário. “Necessitamos de modelo de desenvolvimento apropriado pelos indivíduos e não o desenvolvimento individualista”, afirmou Shirlei Silva.

“Se nós consideramos que gestão é a capacidade de planejar e executar de forma coordenada, de controlar e administrar os recursos para as ações, então, no território, só é possível se ampliar a participação cidadã, se for social. A gestão social do desenvolvimento só se concretiza com transparência, com participação, com solidariedade, com sustentabilidade para os assuntos públicos; e permite desenvolver a capacidade de negociação, de regulação, de articulação”, afirmou a professora da Universidade do Estado da Bahia/UNEB, Ronalda Barreto. Houve ainda a participação de representantes do Ministério do Meio Ambiente/MMA, Warwik Mafrinato, e da União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias/Unicopas, Luís Possamai.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário