Foto: IMAS

A Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN), por meio do Instituto Marista de Assistência Social (IMAS), foi convidada a compor parceria na execução do projeto de fortalecimento dos Fóruns Estaduais dos Direitos da Criança e do Adolescente, implementado pelo Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, com apoio do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA). Nesta quinta-feira (30/06), o encontro acontece no Acre. No dia 04 de julho, será a vez do estado do Tocantins. O evento em Manaus (AM), foi em 9 de junho;  em Macapá (AP), em 13 de junho; em Boa Vista (RR), no dia 27/06.

A parceria consiste na participação do IMAS nos encontros estaduais, regionais e nacionais. Além de o IMAS colaborar como fortalecimento dos fóruns, entre os objetivos das atividades, está a apresentação do Relatório de Monitoramento dos Direitos da Criança e do Adolescente – CADÊ? Brasil 2015. O documento apresenta os  indicadores com dados do Brasil e o perfil de cada estado, com a finalidade de despertas nos fóruns estaduais do DCA discussões acerca de estratégias para incidência política e controle social local. Visam, ainda, qualificar os indicadores que assegurem os direitos da criança e do adolescente. No mês de junho, o CADÊ? Brasil 2015 foi apresentado durante os encontros promovidos na região Norte.

Os fóruns estaduais avaliam como importante a presença, nos encontros, de representantes do Fórum Nacional e do IMAS.  Os subsídios concretos dos dados do CADÊ? Brasil contribuem nas estratégias para inserir o tema na agenda dos Conselhos Estaduais dos Direitos da Criança e do Adolescente, bem como, para o diálogo com o poder público. Os integrantes dos fóruns estaduais relatam, ainda, que se sentem qualificados e motivados para a incidência política e o controle social.

Durante os encontros, está sendo lançada a campanha “Direitos e Democracia – Uma Campanha do Movimento da Infância do Brasil”, que tem por objetivo de realizar a agenda de mobilizações estaduais e nacionais, contra retrocessos nos direitos humanos da criança e do adolescentes, que resultaram em mobilizações, no dia 13 de julho, dia do aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário