Com 467 inscritos, e com a participação de colaboradores das Províncias Maristas Brasil Centro-Sul e Sul-Amazônia e de cursistas da Editora FTD, a formação continuada Avaliação da Aprendizagem e Elaboração de Itens trouxe, na última quarta-feira (4/4), a videoconferência de acompanhamento do curso, com a palestra do professor de História, Diogo Lúcio Vieira, do Colégio Marista Dom Silvério, de Belo Horizonte (MG).
Durante a palestra, o professor Vieira abordou a importância do curso como espaço de experimentação, momento de diálogo para discorrer sobre as potencialidades da formação, e escuta dos participantes. Diogo também listou algumas possibilidades que esta formação traz para toda a comunidade educativa: capacitação dos estudantes no processo de resolução de questões baseadas nas regras para a Teoria de Resposta ao Item (TRI); maior foco na análise dos itens em associação com os dados estatísticos; análise de dados a partir do estudante, série, área, segmento e unidade; e maior integração entre os profissionais envolvidos – gestão pedagógica compartilhada.
Para a coordenadora Educacional, da Gerência Socioeducacional, Deysiane Pontes, esta formação integra o rol de outros quatro cursos que estão sendo ministrados, concomitantemente, na Província Marista Brasil Centro-Norte. “São 1.256 inscritos no total – para todas as formações -, atingindo um público amplo e diversificado, e a nossa intenção é capacitar os cursistas, para o contínuo aperfeiçoamento, destes profissionais, em seu fazer pedagógico”, declarou a coordenadora.
A formação, promovida pela Gerência Socioeducacional, da Superintendência de Missão, encontra-se em seu segundo módulo, e ainda terá pela frente mais dois módulos, nos quais os participantes poderão elaborar um item inédito, de acordo com a teoria aprendida, e realizar a avaliação deste item, segundo as matrizes Marista, ENEM, e a Taxonomia de Bloom. O curso vai até 24 de abril, e os cursistas serão certificados pela Universidade Católica de Brasília, caso apresentem 70% de aproveitamento.