Com a temática do trânsito, que ganha força a partir do mês que vem com o Maio Amarelo, alunos se apresentam no I Festival de Robótica do Colégio Marista Champagnat – Taguatinga (DF). Os 15 robôs inscritos na competição terão que cumprir os desafios propostos ao longo das provas realizadas em um tapete, que simula uma rua e situações de trânsito. Entre as missões, recolher as pessoas ao longo do caminho e levá-las até a faixa de pedestre.
A iniciativa do Festival busca fortalecer a capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico. A competição será um termômetro para a inscrição de participantes para o Torneio Brasil de Robótica e Olimpíadas Brasileira de Robótica. O Colégio foi ouro, no ano passado, com a equipe feminina que ganhou a Olimpíada Brasileira de Robótica, etapa regional Distrito Federal.
Festival – As 15 turmas participantes, com cerca de 300 integrantes, do 6º ao 8º ano de Ensino Fundamental tiveram ao longo do mês que programar por meio de um software o passo a passo de cada atividade que será exigida aos seus robôs durante a competição. As provas duram cerca de dois minutos para cada equipe. Além da programação, as turmas foram responsáveis pela produção de suas máquinas.
Também participam do Festival as turmas do 2º ao 5º ano do Fundamental com circuitos e oficinas Zcoding (atividades com foco na aprendizagem de programação por meio de novas ferramentas tecnológicas).
Tecnologia – Desde 2018, o Colégio vem proporcionando aos estudantes aulas semanais de robótica, que são fundamentadas na metodologia do programa Zoom Educação tecnológica que busca contribuir de forma significativa na formação dos estudantes do ensino fundamental I e II na compreensão de mundo que apresenta questões cada vez mais focadas nos avanços tecnológicos que provocam nos estudantes a curiosidade, a iniciativa , o desejo de descobrir de novas descobertas , resolver desafios e trabalhar em equipe.