A primeira etapa do Programa de Avaliação da Competência Leitora e Escritora (PACLE) se realiza, de 21 a 24 de março, com o envolvimento de 2800 estudantes do 1º ano do ensino fundamental de 27 unidades socioeducacionais da Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN), em 11 estados mais o Distrito Federal. “O programa permite a produção de dados fidedignos, que nos permitem reconhecer e ponderar as intervenções necessárias no processo de ensino e aprendizagem”, destaca a gerente educacional, Jaqueline de Jesus.
Segundo a gestora, o objetivo do programa, realizado anualmente, é contribuir para o planejamento de estratégias pedagógicas voltadas ao desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas à leitura e escrita. Além disso, está alinhado às Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil e Matrizes Curriculares do Brasil Marista, para o ensino fundamental. “Nessa avaliação, consideramos a interpretação de textos e a escrita espontânea, desenvolvida de maneira lúdica e a partir da vivência do estudante”, explica Jaqueline.
Para os estudantes do 1º ano do ensino fundamental, a avaliação ocorre em duas etapas, com matriz de referência que contempla as variantes linguísticas, compreensão de gêneros textuais, relações de sentido na intertextualidade, no levantamento de hipóteses, entre outros conteúdos. No primeiro semestre, a avaliação se destina à elaboração do diagnóstico sobre a forma como o processo de letramento está ocorrendo. No segundo semestre, o processo se repete para avaliação do processo de aprendizagem e, também, para colaborar no planejamento do próximo ano letivo. “O tema da prova de 2017, o bicentenário Marista, com dados sobre a identidade de Champagnat e a história do Instituto Marista, foi recebido com muita alegria pelos nossos educadores”, esclarece a coordenadora da Gerência Educacional, Deysiane Pontes.
Em setembro, o Programa abrangerá as turmas dos 6º e 9º anos do ensino fundamental, com itens objetivos e redação. Nessas etapas, serão considerados nos diagnósticos a coesão e a coerência na escrita e a interpretação de textos.