A estudante Sara Luísa Amorim da Rocha, de 15 anos, da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Marista Nossa Senhora da Penha, em Vila Velha (ES), ganhou a fase nacional e estadual do 48º Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido pela União Postal Universal (UPU) e realizado pelos Correios. A edição 2019 teve como tema: “Escreva uma carta sobre o seu herói”, a aluna vencedora escreveu sobre a importância, na sociedade moderna, de se ouvir o próximo mesmo no silêncio das palavras. Com uma escrita sensível, o texto convida à reflexão: “No mundo contemporâneo, um problema tem se tornado cada vez maior: muitas pessoas querem ser ouvidas, porém poucas estão dispostas a ouvir.”
Concurso de Cartas – é promovido anualmente com o objetivo de incentivar crianças e adolescentes a expressar a criatividade e a melhorar os conhecimentos linguísticos. No Brasil, a realização desta olimpíada fica a cargo dos Correios e é desenvolvida em três fases: escolar, estadual e nacional. A participação se dá por meio das escolas (redes pública e privada), que selecionam, entre as redações de seus alunos, até duas melhores cartas para representá-las.
Brasil em destaque – O concurso, promovido mundialmente pela União Postal Universal – UPU, é uma das ações de responsabilidade social desenvolvidas pelos Correios. O país já venceu a fase internacional do concurso, que acontece desde 1972, em três edições, sendo o segundo colocado em número de vitórias, atrás apenas da China, que tem cinco medalhas de ouro.