Formação com a equipe da Gerência de Recursos Humanos do Escritório Central. (Foto: Ascom/PMBCN).

Formação com a equipe da Gerência de Recursos Humanos do Escritório Central. (Foto: Ascom/PMBCN).


 

A Política Institucional de Proteção Integral às Crianças e aos Adolescentes é o assunto central das formações promovidas, no mês de janeiro, com as equipes gestoras, pedagógicas e administrativas das unidades socioeducacionais e do escritório central, da Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN).  A iniciativa integra o plano de ação do Comitê de Proteção da PMBCN, para o triênio 2016-2018, que, desde 2011, atua na divulgação e capacitação dos públicos institucionais para o tema.

No escritório central, o Comitê de Proteção iniciou as formações com a equipe da Gerência de Recursos Humanos, que contribuiu com desafios e sugestões para a implementação da Política. Para o grupo, a capacitação sobre o documento foi importante, e ajudará na condução das situações futuras. “Temos que encantar o público para esta Política”, destacou a gerente de RH, da PMBCN, Ana Beatriz Rodrigues.

No Colégio Marista Araçagy (MA), o Ir. Carlos Henrique da Silva, coordenador do Comitê de Proteção da PMBCN, e também diretor do Colégio Pio X, em Balsas (MA), falou sobre a Política aos professores que participaram da Jornada Pastoral e Pedagógica, em 11 de janeiro. “Na formação, foi feito o resgate histórico da legislação menorista do Brasil, com seus retrocessos e avanços, a partir da criação do Estatuto da Criança e do Adolescente.  Por fim, foi contextualizado o Instituto Marista e o seu apelo para tonarmos os espaços maristas em lugares seguros”, explicou o Irmão.

Formação durante a Jornada Pastoral e Pedagógica, com os professores do Colégio Marista Araçagy (MA).

No Aprendizado Marista Padre Lancísio, em Silvânia (GO), as equipes da escola participaram de manhã de formação, na terça-feira (16/1), sobre Direitos Humanos e a Política Institucional de Proteção Integral às Crianças e aos Adolescentes. Com a presença de cerca de 100 pessoas, o momento foi dedicado ao aprofundamento das temáticas, ministradas, respectivamente, pelos representantes do Comitê de Proteção: Clemilson Graciano, analista social, na Coordenação de Solidariedade, da Gerência Socioeducacional, e Chirliana Souza, analista na Assessoria de Comunicação Organizacional (Ascom). “O desafio foi pensar em uma dinâmica pedagógica que sensibilizasse para a Política, e ajudasse a comunidade educativa no seu papel de proteger os estudantes”, declarou Clemilson.

As próximas formações, com a participação do Comitê de Proteção, estão agendadas para o Colégio e Escola Marista de Colatina (ES), ainda em janeiro, Colégio Marista Patos de Minas (MG), em fevereiro, e no Colégio Marista São Luís – Recife (PE), em março.  A Política estabelece os procedimentos para tornar os espaços maristas em lugares seguros para as crianças e os adolescentes, fortalece o compromisso institucional na construção de uma sociedade mais justa, e define o fluxograma de atendimento, em casos de suspeitas e relatos de violências.

Para entrar em contato com o Comitê de Proteção, basta enviar um e-mail para comitedeprotecao@marista.edu.br. Arquivos digitais, vídeos e e-books, sobre o tema, estão disponíveis para consulta e downloads em nead.marista.edu.br/comitedeprotecao. Integram o Comitê de Proteção da PMBCN: Ir. Carlos Henrique da Silva, coordenador do Comitê e diretor do Colégio São Pio X – Balsas (MA); Chirliana Souza, analista da Ascom; Clemilson Graciano, analista da Coordenação de Solidariedade, Deysiane Pontes, Coordenadora Educacional, e Gilmara Matos, analista na Coordenação Educacional.

Formação com a equipe do Aprendizado Marista Padre Lancísio. (Foto: cedida pela unidade).


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário