Os 79 capitulares que participam em Rio Negro, na Colômbia, do XXII Capítulo Geral do Instituto Marista, elegeram nesta terça-feira, dia 3 de outubro, como 14º superior-geral, o Irmão Ernesto Sánchez, da Província do México Ocidental. Ir. Ernesto é natural de Guadalajara (México) e exercia, desde 2009, a função de conselheiro-geral do Instituto Marista. Para vigário-geral, o Capítulo elegeu, em seguida, o Irmão Luis Carlos Gutiérrez Blanco, natural de Trapagaran (Espanha) e, desde 2013, era superior da Província América Central.
Na história da instituição, o superior-geral é o sucessor de São Marcelino Champagnat na missão governar o Instituto. Juntamente com o vigário-geral e conselheiros, o novo superior-geral tem a tarefa de animar os Irmãos e leigos para a continuidade da obra legada pelo fundador, de fortalecer o carisma e o seguimento à Cristo do jeito de Maria.
Que a Boa Mãe e São Marcelino Champagnat abençoem os Irmãos Ernesto e os demais conselheiros para que, com fidelidade e entusiasmo, liderem e conduzam os Maristas de Champagnat no novo começo.
O novo superior-geral
O Irmão Ernesto Sánchez nasceu em Guadalajara, México, no dia 21 de fevereiro de 1961, e é o nono filho de uma família de dezesseis, constituída Carlos e Juanis. Aluno marista do pré-primário ao pré-vestibular, entrou no postulado aos 17 anos. Cursou a Escola Normal, no escolasticado e depois, as licenciaturas em Ciências religiosas e Matemática. Em Roma, completou a licenciatura em Pastoral Vocacional.
Foi professor por quatro anos, no nível primário e três, no secundário, sendo ao mesmo tempo formador no juvenato. Durante cinco anos integrou a equipe provincial de pastoral vocacional e juvenil e lecionou no pré-vestibular. Foi diretor do postulado, quatro anos, e, em seguida, foi chamado à Administração geral, sendo, por 4 anos, secretário das Comissões de Vida religiosa e da Pastoral vocacional e, por dois anos, diretor do Secretariado das vocações. No dia 23 de dezembro de 2008, assumiu como superior da Província do México Ocidental. Foi eleito conselheiro geral em 3 de outubro de 2009.
O novo vigário-geral
O Ir. Luis Carlos Gutiérrez Blanco nasceu em Trapagaran (Vizcaya, Espanha) no dia 25 de março de 1967. Fez seus primeiros votos em 8 de junho de 1986, na Província da América Central. Sua preparação acadêmica foi no campo da educação em Estudos Sociais e Linguagem, além de licenciatura em Teologia, mestrado em Administração e Supervisão Educativa e doutorado em Educação pela Universidade de Porto Rico.
Exerceu seu apostolado na Guatemala, Costa Rica e Porto Rico, como professor, coordenador de pastoral, coordenador acadêmico e como administrador e superior de comunidade. Colaborou como membro das juntas diretivas e tesoureiro da Conferência dos Religiosos em Porto Rico e Guatemala. Desde 2004, foi coordenador provincial da educação e das fraternidades maristas da Província. Foi também diretor do Colégio Marista de Guaynabo. Desde dezembro de 2013 é superior da Província Marista da América Central, sendo, também, membro da Comissão de Missão e Subcomissão de Educação da CIAP (Conferência Interamericana de Provinciais), da qual é coordenador do conselho permanente.