
Da esquerda para direita: Kledson de Sousa, Victor Piotto e Matheus Lincoln, certificados pela Microsoft como educadores-inovadores – Foto: Luciana Farias/Ascom
Não é novidade que o Marista Centro-Norte possui uma sólida parceria com a Microsoft. Esta parceria se consolida até no atendimento às famílias-clientes das unidades socioeducacionais, que podem utilizar todas as ferramentas do Pacote Office 365, dentre elas Outlook, Word, Excel, PowerPoint e Acess. Esta cooperação agora se estende para a educação, na formação de especialistas em Educadores-Inovadores da Microsoft. No Marista Centro-Norte já são quatro especialistas na modalidade Innovative Educator Experts (MIE Experts) e dois na modalidade Microsoft Certified Educator (MCE Experts). Como MIE Experts temos os analistas Educacionais Kledson de Sousa e Matheus Lincoln dos Santos, do Escritório Central, e Leonardo Amaral e Sandro Costa, do Colégio Marista São José – Tijuca, do Rio de Janeiro (RJ). Na especialidade MCE Expert, além de Matheus Lincoln, temos também o analista Educacional Victor Piotto.
A ideia dos educadores-inovadores é para que sejam disseminadores da seguinte premissa: potencializar a aprendizagem por meio da tecnologia. Pois, para a Microsoft, a tecnologia sozinha não pode construir habilidades do século 21 para os alunos. É um acelerador, mas o poder da mudança está dentro dos educadores. Os especialistas serão os agentes de mudança, de disseminação de uma nova cultura de inovação na escola, mas sem deixar de lado a tradição do bom ensino.
Agentes Multiplicadores
Para Kledson de Sousa, ser um MIE Expert é oportunidade de colaborar com as tecnologias educacionais no espaço de ensino-aprendizagem. No dia 4 de setembro, ele estará na unidade carioca da Tijuca para treinar colaboradores na aquisição desta modalidade. “Quanto mais pessoas treinarmos, mais agentes multiplicadores teremos para ensinar a tecnologia-educacional, a ser aplicada em sala de aula”. De acordo com Matheus Lincoln, o que está em jogo é a cultura da inovação. “Os novos modelos digitais ampliam o acesso à tecnologia, no espaço-tempo, e colaboram com os professores em novas técnicas de ensino. Todos ganham e reforçam o aprendizado, num mundo cada vez mais globalizado”, declarou.
Designer de Aprendizagem
É possível aliar a tecnologia com habilidades de ensino. É nisso que Victor Piotto se especializou, ao se tornar um Microsoft Certified Educator (MCE Expert), e pretende levar as habilidades do século 21 para os alunos, por meio da tecnologia. Mas o que todos os especialistas têm em comum é pensar de maneira inovadora sobre tecnologia na educação. E o que eles querem para um futuro próximo é a continuar a jornada e adquirir a certificação de nível 3 – Microsoft Innovative Educator Trainner, para, aí sim, falar e aplicar com propriedade a inovação-tecnológica-educacional!