Foto: Divulgação PMBCN.

                                                   Foto: Divulgação PMBCN.

A Gerência Educacional da Província Marista Brasil Centro-Norte, no decorrer deste ano, realiza as formações para coordenadores, orientadores pedagógicos e docentes com o tema “Educação inclusiva na perspectiva dos colégios maristas: aspectos legais e pedagógicos”. O objetivo é promover a ampliação do conhecimento sobre os dispositivos legais e pedagógicos que regem a educação inclusiva, no contexto da educação básica regular, que favorecem a aprendizagem dos estudantes com necessidades educacionais especiais. O tema educação inclusiva ganhou reconhecimento internacional desde a Declaração de Salamanca, por ocasião da Conferência Mundial sobre Necessidades Educacionais Especiais: Acesso e Qualidade, realizada na Espanha em 2004.

As formações preveem, ainda, o auxilio às unidades na elaboração do Plano Educacional Individualizado (PEI) e na implementação da Lei nº 13.146/2015, que entrou em vigor em janeiro. “É a continuidade do trabalho realizado na instituição desde 2014, focado na legislação e no estatuto da pessoa com deficiência; dentro da estrutura da lei. “Estamos promovendo adequação curricular aos estudantes que apresentam severo comprometimento cognitivo, por meio do Plano Educacional Individualizado”, declara Gilmara Matos, analista educacional na PMBCN, responsável pelas formações.

 A lei prioriza a igualdade de acesso e permanência dos estudantes com necessidades educacionais especiais nas escolas de ensino regular, pública e privada, assim como o atendimento especializado e individualizado no intuito de garantir o desenvolvimento e a aprendizagem dos estudantes. São considerados estudantes com necessidades educacionais especiais aqueles que apresentam acentuada dificuldade de aprendizagem ou limitações no processo de desenvolvimento que dificultam o acompanhamento das atividades curriculares regulares.

Em abril, a Gerência Educacional iniciará o novo módulo do curso online de formação Necessidades Educacionais Especiais de Aprendizagens, por meio do ambiente virtual Núcleo de Estudos a Distância (NEaD). “Vamos abordar práticas pedagógicas que auxiliem o professor em sala de aula”, explica Gilmara.  Em fevereiro de 2015, a instituição lançou o primeiro volume da coleçãoDiretrizes Curriculares Maristas, com o tema Educação Inclusiva, que ganhará novo volume em 2016.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário