“Que este momento seja também espaço de reflexão para ajudar na avaliação e no caminho que devemos dar à nossa missão na Província”. Essa foi a interpelação do provincial e presidente das mantenedoras UBEE-UNBEC, Ir. Ataide José de Lima, na abertura da Assembleia de Diretores da Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN), que ocorreu na tarde desta quarta-feira, (18/9), em São Paulo (SP). Com o tema “Gestão a serviço da vida e da missão”, o evento reúne os gestores das unidades socioeducacionais e do Escritório Central da instituição, até a próxima sexta-feira, dia 22 de setembro.
Da Colômbia, onde Ir. Ataide participa, até 20 de outubro, do XXII Capítulo Geral, ele enviou vídeo com mensagem de motivação ao grupo da Assembleia. No discurso, interpelou os gestores a entenderem o que Deus quer de cada um, na missão confiada na instituição. “Em tudo o que fazemos, devemos rezar, refletir, meditar sobre aquilo que é nosso dever cumprir. Por isso, espero que este momento seja espaço para deixar-se tocar pela vontade de Deus”, destacou.
Na oração de abertura, animada pelo coordenador de Evangelização, da Superintendência de Missão da Província, Ir. Paulo Henrique Soares, os participantes foram convidados a rezar o tema específico do primeiro dia, “saber construir”. Com o refrão da oração “Sobre mim está a mão do Senhor”, foi feito memória do cuidado de Deus no exercício da missão dos gestores, lembrando aos participantes do momento vivido pelo instituto Marista, na realização do XXII Capítulo Geral. “Você está disposto a construir um novo La Valla? Que novo La Valla estamos dispostos a construir?”. Os questionamentos orientaram o grupo para o momento.
Na sequência, o vice-presidente das mantenedoras UBEE-UNBEC, Ir. José Wagner da Cruz, apresentou a proposta da Assembleia, com os objetivos, desafios e intencionalidades. A superintendente de Missão da Província, Maria Manuela Suassuna, contextualizou a criação da nova área, e os desafios, a partir do Projeto de Novos Modelos de Animação, Gestão e Governo do Instituto Marista.
A professora da Universidade de São Paulo (USP), Sônia Maria Castellar, esteve à frente da primeira conferência de abertura, que abordou o tema “Desafio da educação no cenário da complexidade”. O contemporâneo, as tensões das mudanças curriculares, metodologias e novas tecnologias foram alguns dos assuntos abordados pela palestrante. A Assembleia de Diretores se realiza por meio da parceria da PMBCN com a FTD Educação. Clique aqui e saiba mais sobre a programação do encontro.