Foto matéria_Ilce Mara e equipe de Natal

Foto: Comunicação – Colégio Marista de Natal/RN

A Gerência Educacional da Província Marista Brasil Centro-Norte realizou, nesta quarta-feira (3/5), encontro por videoconferência com os participantes do curso a distância “Orientador Educacional Marista: perspectivas da educação contemporânea”, que marca o início da segunda semana de estudos. A formação, que começou no dia 18 de abril e segue até 23 de maio, é realizada com o objetivo de promover a formação continuada dos orientadores educacionais e aprofundar as concepções teóricas e práticas acerca do papel do profissional. Nessa primeira edição, foram 84 inscrições de colégios e escolas sociais.

A vice-diretora educacional do Colégio Marista de Natal (RN), Ilce Mara Silva, é a conteudista do curso, que terá duração de cinco semanas e 40 horas-aula. Na videoconferência, ela apresentou palestra com reflexões sobre a temática do curso. Segundo ela, a confiança no trabalho do orientador educacional assegura a criação de vínculos entre a escola, as famílias e os estudantes e a segurança nos objetivos e qualidade das práticas educativas oferecidas nas unidades maristas. “Tratar da integridade da vida está ligada a dois conceitos: ética e moral. É necessário estruturar a relação com as famílias para a melhor compreensão do que fazemos, no entendimento dos processos e no fortalecimento das parcerias”, destacou ela, ao questionar. “O que eu tenho que fazer para trazer a família para perto do colégio”.

Para Ilce Mara, o orientador pode auxiliar na gestão da escola, a partir do envolvimento e atuação em gestão de conflitos e nas práticas educativas. “No espaço escolar, a gente traz uma escola reflexiva que gera ação reflexiva.  Isso possibilidade a tomada de consciência e decisão”, alertou. No decorrer da fala, ela abordou outros temas importantes, ao ressaltar que os problemas das unidades devem ser de responsabilidade de todas as equipes, além da necessidade de construção de cronograma de ação e detalhamento dos processos. “O orientador precisar estar em todos os momentos de decisão da escola; ele é o termômetro do que acontece na escola, resultado do diálogo e confiança estabelecida com as famílias. É o que escuta”, afirmou.

Na partilha das práticas dos orientadores educacionais das unidades, o Colégio Marista de Patamares (BA) pontuou o desafio das ações interativas com os diversos setores da unidade; o Colégio Marista Dom Silvério (MG) esclareceu que a atuação do orientar é ao mesmo tempo terapêutica e sistêmica, mas também técnica-pedagógica. Para o Colégio Marista Patos de Minas (MG), é necessário buscar estratégias para qualificar a relação com as famílias, professores e estudantes aliadas aos processos da escola.

A analista educacional da PMBCN, responsável pelo projeto, esclareceu na videoconferência que o curso é um processo de aprimoramento das práticas do orientador educacional. “Ao final do curso, teremos um plano com ações sistematizadas da atuação dos orientadores educacionais no contexto escolar”, apontou. No decorrer de 2017, serão realizados mais dois cursos. No final de maio, a Gerência Educacional abrirá as inscrições do curso para os coordenadores de área e em agosto para os coordenadores pedagógicos, os dois a distância, no ambiente virtual Ne@d Marista.

 
 

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