Potencializar a promoção do direito a uma educação integral de qualidade e de excelência acadêmica, diante dos cenários e desafios da contemporaneidade. Esse é o intuito do 5º Congresso Internacional Marista de Educação e o 2º Congresso Marista de Educandos e Famílias, que tiveram início na noite de terça-feira, dia 11 de outubro, em solenidade realizada no Centro de Convenções de Pernambuco, na cidade de Olinda/PE, com a presença de educadores, gestores, estudantes, representantes de governo e da Igreja.
A cerimônia de abertura retratou a contribuição Marista no país e no estado de Pernambuco na formação e evangelização de crianças, adolescentes e jovens. O Ir. Valter Pedro Zancanaro, coordenador-geral do evento, acolheu os mais de 2.000 participantes no Teatro Guararapes. “Nosso desejo, para estes quatro dias, é que seja um tempo significativo de conhecimento, de aprendizagens, de diálogos e interlocuções, de vivências marcantes e produtivas”, destacou o Irmão.
Os 200 anos do Instituto Marista, que serão celebrados em 2 de janeiro de 2017, também foram lembrados na ocasião, em momento de espiritualidade. Grupo de estudantes do Colégio Marista Pio XII, de Surubim/PE, distribuiu fita comemorativa aos convidados em alusão à data e à representatividade do legado do fundador São Marcelino Champagnat. O Ir. Miguel Angel Espinosa Barrera, diretor adjunto do Secretariado de Missão do Instituto Marista, representou o Ir. Emili Turú, Superior Geral do Instituto Marista, enfatizou o compromisso da instituição para que os jovens estejam cada vez mais conectados consigo, com o mundo e com a construção de uma vida digna.
Em sintonia com a proposta, o estudante Rafael Tenório Falcão, do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Marista São Luís, de Recife/PE, falou com os convidados sobre as expectativas e a importância da realização do Congresso Marista de Educandos na capital pernambucana. “Somos juventude convicta, somos utopia, cultura da tolerância, espaço, cultura e vida. Por uma educação criativa e inovadora”, lembrou ao público. O encontro reunirá 101 estudantes do Brasil Marista.
Por meio de conferências, mesas redondas, debates, relatos de experiências e atividades culturais, o Congresso Internacional Marista de Educação, promovido pela União Marista do Brasil/UMBRASIL, abordará, até 14 de outubro, o tema “Educação de Qualidade: sentidos, experiências e horizontes”, e homenageará personalidades que inspiram o jeito marista de educar, o escritor Ariano Suassuna, Dom Helder Câmara, o educador Paulo Freire e Irmã Dulce. Zélia Suassuna recebeu homenagem em nome do marido, referência na cultura popular.
A programação do Congresso continua na manhã desta quarta-feira, dia 12 de outubro, com a conferência “Educação, Cuidado e Ecologia”, do teólogo e educador Leonardo Boff. Paralelamente, será realizado o 2º Congresso Marista de Educandos e Famílias, com a participação de adolescentes e jovens, de 12 a 24 anos, de colégios e escolas maristas do país. O encontro, que segue até a próxima sexta-feira, prevê discussões acerca do protagonismo, da educação como processo humano e ato político e do uso das tecnologias.