Foto site

Para este ano, o tema escolhido foi “+200”, reforçado pelo lema “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam” (Salmo 127, 1).

As atividades da Semana Pastoral Marista 2017 foram abertas, oficialmente, na manhã desta segunda-feira (06/03), durante videoconferência realizada da sede do escritório central, em Brasília (DF), e transmitida as unidades socioeducacionais da Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN). A partir do poema de Rubem Alves “Sobre as memórias”, a Coordenação de Evangelização conduziu o momento de oração, ao tempo que relembrou o caminho percorrido pelo Instituto Marista nos 200 anos de história.

O provincial Ir. Ataide José de Lima proferiu o discurso de abertura. Na ocasião ele afirmou que a Semana convida à reflexão sobre o que nos impulsiona a sermos evangelizadores. “Recordo que para Marcelino Champagnat a missão da escola Marista é, em primeiro lugar, despertar nas crianças e nos jovens a certeza de que são amados por Jesus Cristo. Esta também deve ser a motivação de todos os que atuam em nossas unidades”, afirmou.

Irmão Ataide também resgatou o tema e lema escolhidos para a Semana Pastoral Marista. Segundo ele, os “+200”, reforçado pelo lema “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam” (Salmo 127, 1), deseja focar a reflexão na celebração do bicentenário do Instituto Marista, na perenidade da missão e do carisma herdado de São Marcelino. “Os educadores, gestores, administradores e colaboradores devem ser envolvidos nas reflexões propostas. A ação evangelizadora, dentro de uma escola marista é responsabilidade de todos, porque faz parte do nosso projeto político-pedagógico-educativo, e sem ela não será marista”, reforçou.

Na sequência, o diretor do Colégio Marista Nossa Senhora da Penha de Vila Velha (ES), Aloirmar Silva, ministrou palestra com o objetivo de aprofundar o debate sobre o tema e texto-base da Semana Pastoral Marista. No primeiro momento, ele apontou as memórias, desafios e possibilidades acerca dos 200 anos do Marista. No segundo momento, Aloirmar trabalhou a temática “Um olhar de fé” a partir do Salmo 127, que inspira o lema da Semana.

Na palestra, ele resgatou os três momentos marcantes dos 200 anos do Instituto Marista: o Ano Montagne, na perspectiva do jovem necessitado; o Ano Fourvière, revivendo a promessa dos frades à Virgem Maria; e o Ano La Valla, que tem como símbolo a mesa e lembra a missão. “Nossa fé cristã tem sentido a partir da missão que nos é confiada”, contextualizou. Na oportunidade, o diretor citou os desafios macros da missão Marista, dentre eles, a restruturação do capitalismo mundial, que gera crise na gênese do sistema; a globalização, e com ela e exclusão social; os avanços tecnológicos, com as facilidades que proporciona e a crise que ela gera nas relações entre os estudantes; a despolitização da sociedade, vinculada à falta de crença na ação pública, e a crise ecológica, atrelada à crise ética.

Aloirmar também abordou os desafios micros da Província no cenário atual. Para ele, são prioridades a atualização da missão e carisma, a implementação de gestão estratégica e humana, as mudanças na legislação, em especial a reforma do ensino médio, as mudanças na previdência e, consequentemente, na filantropia, a educação inclusiva, com o olhar para que a instituição não se torne elitista e celetista. “Falar da escola em pastoral é trazer para o centro da missão o estudante; significa pensar descondicionamentos do processo educativo, assumir o ideal de escola na perspectiva de que sela seja construída com eles”, apontou.

Durante a Semana Pastoral Marista, cada unidade elabora a programação conforme a realidade local. Para o envolvimento da comunidade educativa no evento, são promovidos orações, acolhida aos estudantes, contação de histórias, intervalo musical. A Semana Pastoral Marista constitui tempo privilegiado de encantamento pastoral, por parte dos estudantes, e oportunidade para apresentar as iniciativas pastorais e dar visibilidade à forma como as unidades assumem o mandato de Jesus Cristo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário