O Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré, de Belém (PA), é a terceira unidade da Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN) a oferecer o programa High School Marista, que, a princípio, será ofertado para estudantes do 9º ano, do ensino fundamental, e do 1º ano, do ensino médio. O Colégio, que é o único do município a propiciar esta oportunidade aos estudantes, promoveu, na semana passada (9/8), palestra de abertura aos alunos e familiares, na qual abordou os detalhes da metodologia, o funcionamento e os objetivos do Programa.
No dia seguinte à palestra (10/08), os alunos puderam experienciar um pouco do que será o High School Marista, em uma aula experimental, com representantes da Way American School, instituição fundada nos Estados Unidos, e responsável pela parceria com o Marista. “Certamente, esta experiência será única para os estudantes do Marista Nazaré, pois eles irão adquirir conhecimento internacional, aprimoramento do idioma inglês, contato com uma nova cultura e ampliarão seus horizontes acadêmicos, tudo isso sem sair do Brasil”, destacou Thiago Reis, diretor da Way American School.
Durante o Programa, oferecido no contra turno, e com duração de dois anos e meio, os estudantes conviverão com professores americanos, terão aulas em inglês e estudarão as disciplinas oficiais do currículo americano. As disciplinas do currículo brasileiro, dos colégios Maristas, são reconhecidas e validadas, compondo o número de créditos necessários à graduação oficial de High School, junto aos órgãos reguladores no exterior. Desta forma, o aluno passa a ter dois diplomas.
Para o diretor do Colégio, Ir. Iranilson de Lima, esta é uma grande oportunidade para os alunos. “Nossos estudantes terão acesso a uma abordagem inovadora e a uma metodologia que desenvolve autoestima, raciocínio e solução de problemas, inciativa, curiosidade e imaginação, habilidades indispensáveis a cidadãos e profissionais do século 21”, ressaltou. A aulas do Programa iniciam na próxima terça-feira (21), e a expectativa é de que muitos alunos aproveitem a oportunidade para se tornar cada vez mais internacional e global.