post

Para relembrar a importância e o dia do Cerrado, comemorado em 11 de setembro, os Maristas e Jesuítas realizam a edição de setembro do Chá, Café e Prosa, com o tema Os Direitos dos Povos do Cerrado. O evento, que promove mensalmente debates sobre direitos humanos e fé, será no dia 29, às 19h30, no Centro Cultural de Brasília (CCB).

Com entrada franca e aberto ao público, o encontro terá a presença da palestrante Mônica Nogueira. A convidada é professora da Universidade de Brasília (UnB), possuiu graduação em Ciências Sociais com habilitação em Antropologia, mestrado em Desenvolvimento Sustentável e doutorado em Antropologia. Integra o corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, da Faculdade UnB Planaltina. Coordena o Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto a Povos e Terras Tradicionais, do Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS).

Mônica tem experiência na área de Antropologia, com ênfase nas interfaces entre cultura e meio ambiente e atua, principalmente, nos temas: conflitos socioambientais, territórios tradicionais e sociobiodiversidade no cerrado, educação para a interculturalidade e a sustentabilidade, políticas públicas, sociedade civil e projetos de base comunitária.

Sobre o evento

O conhecimento acumulado por comunidades tradicionais, ao longo de gerações, constituiu patrimônio precioso que passa despercebido diante do avanço geográfico e econômico que progride sobre o Cerrado. Indígenas, quilombolas, geraizairos, vazanteiros, agricultores familiares e outras comunidades, que vivem de modo tradicional, formam a minoria invisível que luta pela própria permanência e proteção do bioma.

O tema do Cerrado é recorrente e imperativo para o Marista. Desde 2011, o Instituto Marista de Solidariedade/IMS e o Instituto Marista de Assistência Social/IMAS promovem debates sobre o bioma com populações da sociedade civil, governos e especialistas. Em 2011 o tema foi “Convivência e sustentabilidade no Cerrado”, em 2012 a “Sustentabilidade no Cerrado”, em 2013 o “Direito à terra: desenvolvimento territorial no Cerrado”, e, em 2014, “Permacultura urbana no Cerrado”.

O Chá, Café e Prosa é uma realização do IMS e do IMAS em parceria com CCB. O objetivo é suscitar discussões acerca dos direitos humanos e da fé contemporânea. Ao final do debate, serão entregues certificados de participação.

SERVIÇO
O quê:
 Chá, Café e Prosa debate os direitos do povos do cerrado.
Quando: 
Dia 29 de setembro de 2016, quinta-feira, das 19h30 às 21h30.
Onde: Centro Cultural de Brasília – CCB – SGAN 601 – Módulo B – Asa Norte – Brasília/DF.  

Contatos de imprensa:
Chirliana Souza
Oniodi Gregolin

Telefones: (61) 2102. 2152 – Ramais: 4553 e 4554 (61) 98292.0908

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário