Foto: Divulgação CMJM

                                                                  Foto: Divulgação CMJM

Os aprendizes dos Centros Maristas Jovem Montagne/CMJM, núcleos de Campos dos Goytacazes e Macaé, no Rio de Janeiro, começaram 2016 de forma diferente. Os 719 jovens do projeto participam de palestras e ciclo de debate que marcam o início das atividades formativas do ano. De 19 de janeiro a 05 de fevereiro, eles assistem a apresentações de especialistas da Petrobras e de parceiros, e debatem temáticas que auxiliarão na vivência profissional com foco na área industrial. A iniciativa tem a presença, também, de profissionais da rede socioassistencial dos municípios que sediam os núcleos.

Para as abordagens na dimensão humana, os Centros Maristas têm o apoio do Centro de Referência do Adolescente, que discute os conteúdos relacionados à sexualidade, afetividade, violência contra a mulher, questões de gênero, relações familiares, consumismo e protagonismo juvenil, DST/Aids, benefícios e malefícios da internet e tecnologias e o documentário Justiça. Integrantes do 38º Batalhão da Polícia Militar conversarão com os jovens sobre segurança pessoal. “Nos preocupamos com a abordagem de temas transversais que auxiliem nos valores, indo além do aspecto técnico. O levantamento dos assuntos foi feito com o auxílio da equipe multidisciplinar dos núcleos CMJM a partir de demandas apresentadas pelos usuários ao longo de 2015”, lembra Alair Bento dos Santos, diretor dos Centros Maristas. Dentre as novidades, está ainda a contratação de quatro instrutores de português e quatro de matemática para reforço de conteúdos, depois de diagnóstico apresentado pelo Serviço Nacional da Indústria/SENAI.

A equipe da Petrobras viabilizará os debates com discussões sobre motivação pessoal e profissional, aperfeiçoamento profissional e formação continuada e planejamento financeiro. O gerente de RH da instituição, Marcelo Barbosa Cravalho, visitará os centros, nos dias 22 de janeiro e 02 de fevereiro, para a escuta dos aprendizes e a avaliação dos trabalhos realizados.

Desde maio de 2015, os Centros Maristas Jovem Montagne de Campos dos Goytacazes e Macaé estão em funcionamento. As unidades são resultados do convênio firmado entre a União Brasileira de Educação e Ensino/UBEE e a Petrobras para a execução da 4ª edição do Programa Petrobras Jovem Aprendiz – PPJA, na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro/RJ. O objetivo é desenvolver programa educacional inovador para adolescentes jovens, em situação de vulnerabilidade social e econômica, que articule de forma criativa a educação básica, a qualificação social e profissional, visando promover sua inclusão social e contribuir para sua melhor inserção e permanência no mundo do trabalho.

Hoje são ofertados 10 diferentes cursos para qualificação profissional, em parceria com o Serviço Nacional da Indústria, nas áreas de auxiliar de logística, caldeireiro, eletricista de manutenção industrial, encanador industrial, instrumentista, mecânico de manutenção, mecânico de usinagem, soldador de tubulação, operador de processos industriais e torneiro mecânico.

16 Comentários

  1. Bom dia! Gostaria de saber quando quando abrirar vagas para cursos de jovens aprendizes. Gostaria ostaria muito de fazer.
    Conto com as informações de vcs
    Desde já obrigado
    Pedro Henrique Marinho Araújo Marotti Sales

  2. Minha filha se escreveu como faço pra saber sobre o processo seletivo pois não ligaram até agora alguém sabe me enforma se estão ligando ainda

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário