Mineiro Fitness – este é o nome do aplicativo, sobre comida mineira saudável, que venceu o 1º Concurso Marista de Ciências. A equipe vencedora, do 6º ano do ensino fundamental, do Colégio Marista Patos de Minas (MG), além de seguir à risca o roteiro do projeto (neste quesito o grupo gabaritou), ainda pensou em como atender os deficientes visuais, inserindo no aplicativo a função áudio para todas as receitas. Foi o único aplicativo inclusivo do Concurso.
A equipe vitoriosa, composta por Bruno Melo, Guilherme Ribeiro, Maíra Caixeta, Matheus Silva e Sophia Pacheco – e coordenada pelo professor e orientador Allan Gustavo Alves, com o auxílio da tecnóloga educacional, Lorena Raquel -, desenvolveu o Mineiro Fit com a proposta de mostrar que existem comidas saborosas que podem ser feitas de maneira menos prejudicial à saúde. Uma das receitas do aplicativo, por exemplo, ensina como fazer um pão de queijo de cenoura. Além das receitas, que contêm fotos dos pratos, ingredientes e modo de preparo, o Mineiro Fit dispõe de tópico com dicas para uma alimentação saudável.
Para o professor Allan Gustavo Alves, que orientou os estudantes, o Concurso estimula a criatividade, o trabalho em grupo, e a interdisciplinaridade. “A existência da disciplina de Iniciação Científica fornece estímulos para que muitos estudantes demonstrem sua paixão e curiosidade sobre ser um cientista no futuro”, afirmou o orientador. Segundo a vice-diretora educacional, Adriana Rodrigues, vencer o Concurso trouxe para o Colégio motivação para seguir investindo em atividades e práticas inovadoras.
De acordo com a analista da Gerência Socioeducacional, Andreia Julio, que está à frente do projeto, a intenção da competição é mostrar aos alunos a importância da disciplina, e como os estudantes podem levar o conhecimento da sala de aula para a vida das pessoas. É o que ela chama de Letramento Crítico. “O letramento propõe a compreensão de um problema, e como resolvê-lo. E o Concurso mostrou como buscar uma alternativa para incentivar uma alimentação saudável”, declarou.
O Concurso Marista de Ciências é promovido pela Gerência Socioeducacional, da Superintendência de Missão, e contou com a participação de 16 unidades e 98 estudantes, que deveriam criar um aplicativo sobre hábitos alimentares saudáveis. A competição ainda premiou mais quatro Colégios: Marista Dom Silvério/MG (2º lugar), Marista de Natal/RN (3º lugar), Marista São José – Barra/RJ (4º lugar) e Marista São José – Montes Claros/MG (5º lugar).
Para conhecer as “mineirices saudáveis”, acesse o aplicativo: http://app.vc/mineirofit