Nas aulas on-line da Educação Infantil do Colégio Marista São José – Tijuca/RJ, as crianças do 2º ano receberam um presente virtual muito especial, uma aula de “reciclagem do olhar”, de criatividade e transformação com o gigante do papelão, o artista plástico Sergio Cezar.
Dentro do processo criativo e conhecendo o ponto de vista do artista, as crianças foram convidadas por Cezar a ver tudo ao redor de um jeito diferente, no fluxo de imaginar e criar. Uma tampinha de pasta de dente vira um vaso de plantas, uma caixa de papelão pode ser um ônibus, um armário ou se transformar no que você quiser. Os objetos do dia a dia nos convidam a ganhar outros sentidos, formas, brincadeiras e até mesmo podem ser elevados e transformados em obras de arte.
“Todo esse material que eu uso para fazer a minha arte é material que iria para o lixo, e eu dei início a uma nova vida a esse material. E é muito simples cuidarmos da questão ambiental. Falamos muito que a água ainda vai acabar, das matas que estão sendo queimadas, destruídas, e o movimento pequenininho que vocês fizerem na casa de vocês será uma grande contribuição”, disse Sergio Cezar, sensibilizando as crianças do Colégio Marista também para a preocupação com o meio ambiente, sem desperdícios e com mais atitude de cuidado e de reaproveitamento.
Para a professora Ana Cláudia Menezes, professora do 2º ano da educação infantil, a mensagem de Cezar para as crianças será inesquecível. O projeto foi pensado em consonância com a Campanha da Fraternidade de 2020 e com a urgência de preservação do meio ambiente. “A arte de Sergio Cezar despertou em nossas crianças a consciência de que é preciso cuidar do nosso planeta hoje. Com muita criatividade e encantamento, elas foram convidadas a construir brinquedos de sucata, resíduos sólidos, que, normalmente, iriam para o lixo”, conta a professora.
No mês de junho, os Colégios Maristas promovem a Semana Champagnat 2020 com o tema “Champagnat, agente de mudança”. Um convite a todos para o cultivo da consciência de pertença e corresponsabilidade no cuidado com a vida humana e com o nosso planeta. Como grande educador, São Marcelino Champagnat é exemplo de agente de mudança, amigo da Terra e de todas as crianças, adolescentes e jovens, zelando pela vida e pelo planeta, para o nosso bem e o bem das futuras gerações, como convocou o Papa Francisco, na Exortação Apostólica Querida Amazônia.
O “Arquiteto do Papelão” deixou registrada para as crianças do Maristinha uma linda mensagem em vídeo. O artista também deixou dicas de cuidados diários com a saúde, especialmente nesse período de enfrentamento do novo coronavírus (Covid-19), e de cuidados simples com o meio ambiente, como a separação do lixo orgânico do lixo seco, para favorecer o trabalho de reutilização ou de reciclagem na comunidade em que se vive, preservando o meio ambiente.
https://youtu.be/mzi5CNWTYZY
Com informações: Alexandre Casaes – Colégio Marista São José – Tijuca (RJ).