A Gerência Educacional da Província Marista Brasil Centro-Norte realizou, no dia 29 de outubro, em Aparecida de Goiânia (GO), formação para os educadores do Centro de Educação Infantil Marista Divino Pai Eterno (Cemadipe), com o tema “Alfabetizar letrando e letrar alfabetizando”. Com a participação de cerca de 30 professores, além de estagiários, da equipe de direção e de pastoral, o evento foi promovido para reforçar o acompanhamento às turmas da educação infantil. “O foco foi no processo científico da aprendizagem e no contato com a função social da leitura e escrita”, destacou a coordenadora educacional da Província, Deysiane Pontes.
A formação contou com as presenças das educadoras do Colégio Marista Dom Silvério (MG), Jaqueline Ramalho e Janaína Candelori, que mediaram os momentos de interação, divididos em atividades teóricas e práticas. Sobre a infância, os assuntos abordados, pelo grupo de estudo, foram, consumismo e mídia, alimentação, o uso de brinquedos como ferramenta de desenvolvimento e reprodução da cultura, a arte, a educação dos sentidos, dentre outros. “As propostas apresentadas contribuirão para que o educador Marista faça a diferença na vida dos educandos; a educação infantil é a base da formação da criança, onde ela descobre e vive novas experiências”, declarou a professora Taysa Martins Oliveira.
O Cemadipe iniciou as atividades em 2001, no bairro Madre Germana, com o objetivo de contribuir na formação de crianças, dando-lhes oportunidade de vislumbrarem o futuro melhor. Além disso, a partir da parceria firmada com a prefeitura, a escola atende adolescentes e jovens por meio de oficinas de música, coreografia e teatro. O Cemadipe tem 460 crianças na Educação Infantil e 120 adolescentes nas oficinas diversas. “No dia 11 de novembro, serão 15 anos de atuação em Aparecida de Goiânia”, lembrou o diretor da unidade, Ir. Vitor Pravato. A Banda Marcial é um dos destaques da unidade. Formada por estudantes de música, acumula prêmios importantes pelo trabalho desenvolvido.