Os 200 anos de fundação do Instituto Marista serão lembrados pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), no dia 29 de maio. O evento reunirá parlamentares, autoridades, representantes e colaboradores do Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré, estudantes, ex-alunos, pais e imprensa local. A sessão solene ocorrerá no Palácio Cabanagem, às 10h, no plenário Newton Miranda.
A homenagem foi proposta pelo deputado estadual José Scaff Filho, e aprovada por unanimidade no plenário. Dentre as iniciativas previstas, estão a exibição de vídeo sobre o bicentenário e entrega de diplomas aos que fizeram e fazem parte da história marista em Belém. O diretor do Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré, Ir. Iranilson Correia de Lima, afirma que a homenagem da Alepa é recebida com alegria pelos maristas. “É o reconhecimento pelo trabalho e pela dedicação de educar crianças, adolescentes e jovens. Aqui, nas terras do Pará, em Belém, é com emoção que podemos celebrar e agradecer pelo reconhecimento desta missão, que faz a diferença através de gerações. É um momento significativo”, destaca o diretor.
No Brasil, a chegada dos Maristas se deu em 1897, na cidade de Congonhas do Campo/MG. Em 1903, vieram da França os primeiros Irmãos para Belém do Pará. O prédio da Avenida Nazaré foi inaugurado em 1930 e, treze anos mais tarde, o Instituto Nossa Senhora de Nazaré passou a se chamar Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré.