Foto: Divulgação PMBCN.

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A Gerência Educacional realizará, no período de 26 de abril a 31 de maio, o curso sobre Necessidades Educacionais Específicas no Contexto Escolar. Com 40 horas-aulas e duração de cinco semanas, as atividades serão desenvolvidas em ambiente virtual moodle no Núcleo Marista de Educação a Distância (NEAD) e tem como público-alvo os orientadores educacionais e professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental – anos iniciais, das unidades educacionais e sociais da Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN).

O curso oferece 100 vagas e as inscrições podem ser feitas até o dia 18 de abril, próxima segunda-feira. A iniciativa tem o objetivo de promover a formação continuada das equipes técnico-pedagógicas e docentes, com foco nos aspectos legais, pedagógicos, metodológicos e avaliativos que normatizam e potencializam o processo de ensino e aprendizagem.

Cada turma terá 50 alunos e um tutor responsável, conforme critérios de avaliação que irão considerar as participações no ambiente de integração, nos fóruns e demais atividades propostas. Para auxiliar nos estudos, os cursistas terão à disposição, no ambiente virtual, vídeos, links para acesso a conteúdos diversificados, chats e textos.

De acordo com a coordenadora Educacional da Província, Naiara Clemente, as mudanças no contexto educacional apontam a necessidade da capacitação de profissionais para o atendimento dos estudantes. “Percebemos a importância de ofertamos um curso de formação para o tema, a educação inclusiva implica em um ensino adaptado e planejado às diferenças e às necessidades individuais e, para tanto, os educadores precisam estar preparados para atuarem no desenvolvimento das crianças”, destacou a gestora.

A programação do curso prevê cinco etapas. A primeira semana, de 26 de abril a 02 de maio, será de participação dos cursistas no fórum de apresentação e dedicado à leitura de materiais. Depois, terão os módulos de estudos, com 10 horas cada. A analista da Gerência Educacional, Gilmara Matos, é a pessoa de referência, responsável pelo curso.

O módulo um, de 03 a 09 de maio, será dedicado ao estudo da legislação brasileira da educação inclusiva no contexto da educação básica. O módulo dois, de 10 a 16 de maio, focará no tema da Necessidade Educacional Específica: metodologias e estratégias de ensino. O módulo três está programado para o período de 17 a 23 de maio e abordará o tema Avaliação de estudantes com necessidades educacionais específicas. O módulo quatro, de 24 a 31 de maio, tratará de discussões sobre Plano Educacional Individualizado: currículo e avaliação.

Moaci carneiro é o professor conteudista. Licenciado em Letras Anglo-Germânicas (1969) e Bacharelado em Direito (1972) pela Universidade Regional do Nordeste, é mestre em Ciências Sociais do Desenvolvimento/Paris (1980) e doutor em Sociologia pelaÉcole des Hautes Études en Scienses Sociales/Paris (1982). Atualmente, atua como pesquisador associado do Enlace (Encontro de Laboratórios de Cidadania e Educação) e consultor educacional de vários sistemas públicos e privados de ensino e de órgãos e instituições de educação.

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