Evengalização_Imprensa_Ataide

                                                         Foto: Cristiano Giamarco.

Com o tema “Vamos com Maria, rumo a um novo começo, com coração de tenda”, teve início o Encontro de Coordenadores de Pastoral da Província Marista Brasil Centro-Norte/PMBCN, no Centro de Formação Vila Champagnat, em Brazlândia/DF. Depois da abertura oficial, na noite do dia 04 de abril, quando realizou-se momento orante e de explanação da metodologia das atividades, o dia seguinte foi dedicado às reflexões sobre as prioridades do triênio e o  Ano Fourvière, que faz parte do itinerário do bicentenário do Instituto Marista.

Nesta terça-feira, dia 05 de abril, os cerca de 40 participantes do evento debateram com o provincial Ir. Ataide José de Lima as três prioridades para o governo de 2016 a 2018. Tratam-se dos horizontes delineados pelos Irmãos na última Assembleia e Capítulos Provinciais, em dezembro no ano passado, a partir da análise dos resultados da gestão anterior. Sobre a primeira prioridade, de fortalecer a vida consagrada e o laicato marista, intensificando a formação conjunta, a cultura e o acompanhamento vocacionais, com ênfase na mística, vida fraterna, missão profética e novas presenças junto aos Montagnes de hoje, o Irmão abordou a importância do acolhimento dos leigos para que participem de forma afetiva e efetiva da missão Marista. “Devemos sempre nos perguntar como está a nossa relação com Deus e de que forma ela incide em nosso trabalho, na relação com as pessoas”, destacou.

Sobre a segunda prioridade, a de assegurar a evangelização como centro da missão educativa marista, em perspectiva eclesial, com as infâncias, adolescências e juventudes, priorizando a PJM, Ir. Ataide abordou a transmissão das verdades da fé como grande diferencial do trabalho evangelizador marista, além de instigar os participantes a pensar formas de ajudar os diretores a refletir a função da pastoral na unidade. “A Província está dando passos para a aproximação, ainda maior, do pedagógico com o pastoral”, lembrou o provincial, que valoriza a relação da instituição com as dioceses e paróquias e as ações de incentivo ao protagonismo dos jovens nas unidades.

O aspecto administrativo também esteve presente na apresentação, na análise da última prioridade, a de consolidar a aprimorar a governança corporativa, com agilidade e leveza, em comunhão com os projetos do Instituto, assegurando sustentabilidade econômico-financeira  e socioambiental. Na visão do Irmão, a administração da PMBCN contribui para garantir a vitalidade da missão institucional de evangelizar por meio da educação.

Depois da explanação e considerações dos coordenadores, a programação teve continuidade com a palestra e dinâmicas do Ir. Rafael Ferreira Júnior, diretor do Centro de Estudos Maristas/CEM. O convidado aprofundou com o grupo o Ano Fourvière, uma das etapas da preparação para os 200 anos do Instituto Marista, em 2017. O período rememora a Promessa de Fourvière, realizada em 23 de julho de 1816, por Marcelino Champagnat, seminaristas e outros padres recém-ordenados, de fundarem a Sociedade de Maria (à época denominada Sociedade da Bem-aventurada Virgem Maria), tendo a mãe de Jesus Cristo como inspiradora. “Essa seiva espiritual que nasce com Marcelino e seus colegas está em nossas veias e no nosso DNA. De certa forma, estávamos lá também”, explica o Ir. Rafael. De acordo com ele, desde o início, os primeiros maristas imaginaram a Sociedade  como uma grande árvore, com diferentes ramos: religiosos sacerdotes, religiosos Irmãos, religiosos e leigos. “Como viver de acordo com a promessa impacta minha atuação?”, motivou.

A relação entre Irmãos e leigos, laicato e vocação também fizeram parte da apresentação do Ir. Rafael. O Encontro de Coordenadores de Pastoral segue até  08 abril, com debates sobre adolescências e juventudes, educação católica, plano pastoral trienal e revitalização da Pastoral Juvenil Marista/PJM.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário