
Leonardo Caus Sampaio, com os pais, na matéria veiculada no jornal A Tribuna, do Espírito Santo, sobre o ótimo resultado na redação do ENEM. Foto: Beto Morais/AT
Início de ano agitado nas Unidades Socioeducacionais do Marista Centro-Norte. Resultados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), reformas e manutenção nas unidades, Jornadas Pastorais-Pedagógicas, aprovações em vestibulares, novidades pedagógicas e início das atividades no novo Colégio Marista Águas Claras (DF). No ENEM, os estudantes maristas alcançaram excelentes notas na redação. A partir de 900 (sendo a nota total 1.000), os alunos conseguiram 920, 940, 960 e 980, como a maior pontuação. O estudante Leonardo Caus Sampaio, do Colégio Marista Nossa Senhora da Penha, de Vila Velha (ES), alcançou 980 pontos, e destacou que, além da orientação dos professores, o apoio dos pais foi muito importante na preparação para as provas do ENEM. Tanto ele, quanto os alunos do Colégio Marista Palmas (TO) foram assunto na imprensa local, com matérias veiculadas nos jornais A Tribuna (ES), e Anhanguera e Record, do Tocantins, sobre a temática. Além dos ótimos resultados alcançados na redação, o início de 2020 também trouxe aprovações em universidades renomadas aos estudantes maristas. A Universidade de São Paulo (USP) foi uma das escolhidas pelos estudantes maristas, além das Universidade de Brasília (UNB), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a conhecida ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), de São Paulo (SP), entre outras.
Novidades pedagógicas
O novo Colégio Marista Águas Claras (DF) começa a operar com os programas Bilíngue, Tempo Integral, escolinhas de esporte e cultura no contraturno, projetos de pastoral e laboratórios de Matemática, Ciências e Sala Maker. Na capital potiguar, o Colégio Marista de Natal oferecerá Educação Financeira aos alunos do Ensino Fundamental, por meio da ampliação de projetos já desenvolvidos. Para dar suporte à temática, serão utilizadas obras como O Menino e o Dinheiro e Oficina das Finanças na Escola, que serão desenvolvidas com os alunos do 1º ao 6º ano. Além das atualizações pedagógicas, há também novidades quanto às estruturas. Algumas unidades começaram no final de 2019 reformas em salas de aula e em outros espaços, bem como manutenções em ambientes específicos.
Estruturas renovadas
Instalação de catracas, para maior segurança, novos layouts de salas, com equipamentos de mídia e aclimatação, manutenção de salas, como pinturas e pequenas reformas, foram algumas das transformações realizadas em algumas unidades. Mas, para além da estrutura física, há que se pensar também nas formações pedagógicas. Para isso, a Jornadas Pastorais-Pedagógicas continuam nas unidades, promovendo momentos de alinhamento, orientações e momentos de motivação para toda a comunidade educativa. Pronto! Estamos preparados para 2020!