Um robô construído por estudantes de ensino fundamental II, de 12 a 13 anos de idade, e programado por um sistema via computador cumpriu todos os desafios propostos durante a modalidade prática da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) – etapa estadual realizada, no último sábado (18), em Brasília. A equipe feminina do Colégio Marista Champagnat de Taguatinga (DF) levou a medalha de ouro na categoria escola privada da competição e participará da etapa nacional, em novembro, na Paraíba.
Durante o evento, a equipe de quatro alunas, formada por Laura Murta, Maria Clara Soares, Maria Eduarda Andrade e Mariana Reis, cumpriu uma série de etapas práticas propostas ao longo da competição, auxiliadas pelo professor Renan Gonçalves e o instrutor de robótica, Gabriel Duarte. O robô, desenvolvido na oficina de Robótica do Colégio, teve que subir rampas, ultrapassar obstáculos e outros desafios que iam sendo descobertos de acordo com cada etapa vencida, e exigia que o sistema fosse programado imediatamente para realizar as provas propostas. Foi a primeira vez que os alunos do Colégio Marista Champagnat Taguatinga participaram de uma competição e conseguiram o feito inédito de passarem para a próxima etapa.
Laura Murta, estudante do 7º ano e participante do grupo classificado, elogia a implementação das aulas de robótica no Colégio, neste ano, e afirma o grande desafio que foi participar da OBR: “Não tivemos muito tempo para treinar, mas, para a Olimpíada, nosso objetivo principal era aprender, passar nossos conhecimentos e dar um incentivo para a escola continuar com o ensino de Robótica. A conquista do primeiro lugar foi realmente resultado dos treinos e dedicação à atividade”.
OBR – A Olimpíada Brasileira de Robótica tem o objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. A Olimpíada Brasileira de Robótica destina-se a todos os estudantes de qualquer escola pública ou privada, do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.