Cidadania e educação política; pensamento crítico e olimpíadas do conhecimento; discussões atuais e debates conscientes. É desta forma que as unidades socioeducacionais, da Província Marista Brasil Centro-Norte, oferecem conteúdos aos seus alunos, proporcionando uma educação integral, com valores justos e solidários. E, para compactuar com esta missão, o Colégio Marista de Palmas (TO) promoveu uma experiência inédita aos estudantes do 1º ano, do ensino médio: ser prefeito por um dia, e fazer a gestão pública de um município.
Neste game educativo, denominado Cidade em Jogo, os alunos se tornavam prefeitos por um dia e tinham que gerir um município, decidindo sobre políticas públicas, prioridades de governo e soluções para os problemas diários de uma cidade. Em ano de eleições, o Colégio abordou, com este game, assuntos sobre cidadania, gestão pública, questões políticas, educação cívica e liderança.
Seguindo o tema da educação política, o Colégio Marista de Natal (RN), em parceria com a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, do Rio Grande do Norte, propiciará aos estudantes do ensino fundamental (8º e 9º ano) e do ensino médio palestras sobre proteção, defesa e garantia dos direitos das mulheres. Esta ação acontece hoje (3), e na próxima semana (7/08), em consonância com o Agosto Lilás, evento oficial do estado, que trata, neste ano, da violência contra a mulher.
Da cultura politizada para o conhecimento científico. Foi neste compasso que duas unidades se destacaram nas olimpíadas do conhecimento. No Colégio Marista de Maceió (AL), 44 educandos foram medalhistas na Olimpíada Matemática de Canguru, e a premiação ocorreu na última quinzena de julho, com três medalhas de ouro, dez de prata, 13 de bronze, e honra ao mérito aos demais alunos. Em Recife (PE), estudantes do Colégio Marista São Luís fecharam em 100% a prova da 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Física (OBF). A segunda fase da OBF está prevista para 18 de agosto, e os alunos do 2º ano, do ensino médio, Tales Santana, Thiago Magalhães e Tomás Soares já podem contar com a nossa torcida!
E, assim, proporcionando desafios e educação politizada e crítica aos seus educandos, a Província Marista Brasil Centro-Norte vai cumprindo com a sua missão de educar para formar cidadãos comprometidos com a construção de uma sociedade sustentável, justa e solidária.