A Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN) lançou, nesta semana (24), a Olimpíada Marista de Matemática, para todas as unidades socioeducacionais, inspirada nos apelos do XXII Capítulo Geral, que diz que devemos inspirar nossa criatividade para sermos construtores de pontes, e respondermos com audácia às necessidades emergentes.

A Olimpíada Marista de Matemática é promovida pela Gerência Socioeducacional, da Superintendência de Missão, e tem por objetivo possibilitar, aos educandos, o crescimento pessoal, desenvolvendo habilidades e competências, relacionadas com o espírito investigativo e lúdico, a criatividade, o trabalho em equipe, a colaboração e a ética.

A tônica do projeto deverá versar sobre o tratamento que o lixo recebe nas comunidades onde os alunos estão inseridos. Desta forma, os participantes deverão criar um cenário investigativo sobre o tratamento do lixo: é tratado ou não?  Existe coleta seletiva? Existem cooperativas de tratamento do lixo? O que é feito com o lixo reciclável? Quanto de lixo é tratado?

De posse destas informações, o público-alvo da Olimpíada – alunos do 1º e do 2º ano, do ensino médio – devem criar um aplicativo com todos estes dados e contexto. O aplicativo criado poderá abranger tanto a conscientização, como as soluções ou orientações sobre a situação atual do tratamento de lixo da cidade, bairro ou unidade socioeducacional.

Para a analista Educacional, Andreia Júlio, que está à frente do projeto, a Olimpíada Marista de Matemática promove a integração das unidades, dos professores, dos alunos e de toda a comunidade escolar. “Este projeto favorece a pesquisa e a colaboração, estimula o uso de ferramentas tecnológicas para a aprendizagem e é uma atividade que estimula os estudantes a pensar e agir com responsabilidade”, esclareceu a analista.

As inscrições para a Olimpíada podem ser feitas entre os dias 17 e 24 de setembro. Participem, se inscrevam, deem esta valiosa oportunidade à toda comunidade educativa da sua unidade!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário