Reunidos na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), 25 jovens das escolas e colégios da Província Marista Brasil Centro-Norte/PMBCN elegeram a Comissão Provincial das Juventudes. Com mandato de três anos, os oito membros eleitos terão a tarefa de representar as expressões e singularidades dos adolescentes e jovens das unidades sociais e educacionais da Província em espaço consultivo, propositivo, colaborativo e representativo. A partir de reflexão pessoal e apresentação de candidatura aos demais presentes, os estudantes se propuseram servir aos anseios e ser voz de todos os jovens da PMBCN.
Foram eleitos como membros titulares os seguintes estudantes: Alice Azevedo Magalhães (Colégio Marista Patamares/Salvador-BA), Beatriz Coelho Lima (Escola Marista Champagnat/Vila Velha-ES), Erik Nogueira Freitas (Colégio Marista de Aracati/CE), João Gabriel Carneiro Rangel (Colégio Marista de Natal/RN), Luana de Abreu Cavalcanti (Colégio Marista Dom Silvério/Belo Horizonte-MG), Milena de Almeida Silva (Colégio Marista Palmas/TO), Victor Gabriel Florêncio Barros (Colégio Marista Champagnat/Taguatinga-DF), e Vinícius Vilela Almeida Facure (Colégio Marista Diocesano/Uberaba-MG).
Motivados pelo provincial e presidente das mantenedoras UBEE-UNBEC, Ir. Ataide José de Lima, os jovens escolheram os oito membros titulares e os oito suplentes. “Nós somos fruto do sonho de São Marcelino Champagnat, que morreu antes de vir a obra Marista ser conhecida pela Igreja e pelo governo francês. Apesar de os sonhos não se tornarem realidade para ele, continuou e desejou que se concretizarem para os que ainda viriam. Esta comissão é para tornar os seus sonhos realidade, pois sonhos alimentam a força de continuar a lutar por uma sociedade melhor. Tenham claro que fazer parte da comissão não é para se destacar entre os demais, mas para servir as juventudes da província, pois liderança é serviço”, lembrou Ir. Ataide.
No novo começo do Instituto Marista e da PMBCN, os jovens da Comissão contribuirão para o fortalecimento do protagonismo e para dar voz aos diversos grupos e juventudes das escolas e colégios da Província. Ao mesmo tempo, irão colaborar com as equipes diretivas do Escritório Central e das unidades para pensar estratégias e ações que se relacionam diretamente com eles. “Ajudem-nos a sonhar o novo começo para a Missão Marista. Façam bonito, não se deixem levar pelo que é mais fácil e mantenham os valores e princípios maristas em seu coração. Vocês são convocados a serem protagonistas desse novo tempo da nossa instituição. Continuem sonhando e acreditando”, encorajou o provincial.