Flávio Mariz e a Plataforma NEaD (Foto: Ascom/PMBCN)

Flávio Mariz e a Plataforma NEaD (Foto: Ascom/PMBCN)

Neste ano, a plataforma Núcleo Marista de Educação a Distância – NEaD completa 10 anos em pleno funcionamento. Para comemorar o sucesso da Plataforma, que possui 3.981 colaboradores cadastrados, todos os cursos oferecidos, a partir de agora, serão reconhecidos pelo Ministério da Educação, com certificado emitido em parceria com a Universidade Católica de Brasília (UCB), em nível de extensão.

O NEaD, projeto da Gerência Socioeducacional, da Superintendência de Missão, foi desenvolvido para oferecer cursos de capacitação profissional para os colaboradores da Província Marista Brasil Centro-Norte, além de servir como plataforma de serviços para os estudantes das unidades.

Desde 2007, já foram oferecidos 54 cursos, dentre eles Formação de Professores de Matemática, Programa de Formação Jurídica, Orientador de Área e Produção de Texto. Atualmente, existem quatro cursos em andamento: Formação Continuada em Matemática, Coordenador de Área, La Valla e Escola Catequética, que reúnem, no total, 727 colaboradores sendo capacitados.

Todos os cursos são pensados e avaliados de acordo com as necessidades profissionais e educacionais. Por este motivo, desde 2014, é oferecido o curso Necessidades Educacionais Especiais, que orienta coordenadores, professores e auxiliares a receber o aluno com necessidades especiais. Em 2017, esse curso formou 205 colaboradores, e inseriu o atendimento ao aluno com microcefalia no conteúdo programático. “Este Curso é um diferencial, somos uma das poucas instituições de ensino que se preocupa em formar colaboradores para atender e entender a inclusão”, afirmou Flávio Mariz, analista de Tecnologia Educacional, e desenvolvedor do NEaD.

E já que a inclusão faz parte dos conteúdos programáticos, a Plataforma também precisa ser inclusiva. O NEaD, neste ano, possibilitou acessibilidade visual e auditiva para atender àqueles que apresentam alguma necessidade especial ligada à visão.

Além das novidades quanto à acessibilidade, a Plataforma começa, em setembro, a oferecer o serviço de videoconferências entre alunos e professores, em fóruns ao vivo, com o objetivo de promover interação entres estudantes e educadores.

Para Flávio Mariz, os 10 anos do NEaD representam muito conhecimento compartilhado. “Fazer o novo acontecer, e passar adiante tantas informações é motivo de orgulho para mim, pois o conhecimento não é para ser guardado pra si, mas para ser passado adiante”, afirmou o analista.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário