Estudantes do Colégio Marista Maceió (AL) que participaram da Olimpíada – Foto: Comunicação do Marista Maceió.

Onze estudantes do 3º ano do ensino médio do Colégio Marista de Maceió/AL conquistaram medalha de bronze na Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras (MSF), de 2017. Os estudantes concorreram com alunos de mais de 40 países, de escolas públicas e particulares, e receberam o certificado de medalhista de bronze em âmbito nacional. Em breve, o Colégio receberá as medalhas para a cerimônia de entrega aos premiados.

Os alunos compuseram uma única equipe, que foi preparada com aulas extras, em que foram estudadas, dentre outras questões, as provas de edições anteriores do Certame. De acordo com o professor Clilton Oliveira, orientador da equipe, o resultado foi motivador. “Fiquei muito contente com o resultado do 3º ano, pois acompanho alguns alunos desde o 6º ano do ensino fundamental. Na equipe, haviam aqueles que sempre tiveram facilidade com a matemática, mas também houve superação por parte de outros que, ao longo da vida escolar, apresentaram alguma dificuldade em absorver a matéria. O que acaba sendo muito gratificante para o professor”.

Para os alunos que participaram da Olimpíada, estar entre os melhores do mundo é resultado de muita dedicação e estudo. João Vincent Castello Branco, um dos medalhistas, afirma que sempre teve facilidade em aprender assuntos de matemática, o que gerou o interesse em participar da MSF. “A prova teve um bom nível de dificuldade. Para responder às questões foi preciso um bom raciocínio lógico, além da resolução de exercícios durante as aulas, e do preparo da equipe como um todo. Fizemos o exame preparados”, afirmou o estudante, que também foi medalhista de bronze na Olimpíada Internacional Canguru, realizada em março, deste ano.

A Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras foi criada na França em 1989 e, em 2010, a Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento (Rede POC) trouxe a competição para o Brasil, onde participam alunos do ensino fundamental e médio.

O objetivo da MSF é estimular a imaginação, a racionalização e a formalização de situações cotidianas a partir de uma linguagem lógico-matemática, incentivando a curiosidade e interesse pela matéria.

Atualmente, a Olimpíada acontece em vários países da Ásia, Américas do Sul e do Norte, e Europa, e já reuniu mais de 244.00 alunos e 9.500 classes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário