A Gerência Socioeducacional da Província Marista Brasil Centro-Norte concluiu a edição do itinerário formativo sobre o Componente Curricular do Ensino Religioso dedicada aos educadores do Ensino Fundamental – Anos Finais (6º ao 9º ano). Ao todo, 67 professores especialistas das unidades educacionais e sociais participaram das videoconferências, com foco em Inter e Transdisciplinaridade, e do ambiente interativo do Núcleo Marista de Educação a Distância/NEaD, com acesso às videoconferências, artigos, referências bibliográficas e fóruns de discussão.
Com base na Matriz Curricular do Ensino Religioso do Brasil Marista, o percurso formativo favoreceu a troca de experiências entre os educadores, a prática pedagógica e o diálogo transdisciplinar na perspectiva desta área do conhecimento. “Dentre os assuntos que mais geraram reflexões, desde março deste ano, quando teve início a formação para o segmento, estiveram a definição de material didático que se alinhe à matriz, o posicionamento da escola católica frente à abordagem não catequética e não proselitista e o acolhimento à diversidade religiosa de maneira profunda”, relembra Paulo César Bernardo, analista educacional de referência para o projeto.
Embora as formações tenham terminado, a interação pelo NEaD ainda será possível até 14 de julho. A plataforma virtual já recebeu 165 participações dos educadores. Para o segundo semestre de 2017, estão previstos o segundo itinerário para educadores do Ensino Fundamental – Anos Iniciais e 6º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais. A Editora FTD já planeja o lançamento do material para o 6º ano em 2018, e das demais, uma por ano, até 2021. Também no próximo ano, a perspectiva é de que a Província amplie o itinerário para o Ensino Médio e a Educação Infantil.