“Incentivar reflexões e conexões no continente americano, nas áreas de solidariedade e direitos humanos, aprofundar os desafios nos espaços de presença Marista e avançar no tema de participação e protagonismo juvenil”. Este foi o propósito do VI Encontro Interamericano Coração Solidário, realizado de 11 a 16 de junho, em Santiago, Chile. A Província Marista Brasil Centro-Norte/PMBCN foi representada no evento pelo Ir. Paulo Soares, coordenador de Evangelização; Milda Moraes, diretora do Instituto Marista de Assistência Social/IMAS e o estudante Samuel Ângelus, do Colégio Marista Pio X, de João Pessoa/PB.

O encontro se desenvolveu, de acordo com Ir. Paulo, a partir dos debates e partilhas acerca da relação entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, das Nações Unidas, que devem orientar as políticas nacionais e as atividades de cooperação internacional, e a missão marista. Dentre as aproximações entre as temáticas, estariam, segundo ele, a participação política e social e a pedagogia do testemunho. “Que, no nosso caso, está ligada a formar bons cristãos e virtuosos cidadãos”, explica o Irmão. Nesse sentido, a equipe da PMBCN partilhou experiências como a Missão Marista de Solidariedade/MMS, que realiza intervenção direta, de imersão e formação, por três anos, em municípios brasileiros; o Voluntariado Estudantil Marista (VEM), do Colégio Marista Dom Silvério, em Belo Horizonte/MG, no qual, semanalmente, desde 2014, adolescentes e jovens se tornam presença solidária em instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social e os resultados  dos Trabalhos Apostólico Concreto e de Ação Solidária, desenvolvidos por integrantes da Pastoral Juvenil Marista/PJM.

Houve, ainda, a apresentação do Relatório “Crianças, Adolescentes em Dados e Estatísticas – CADÊ? Brasil 2016”, produzido pelo Marista e parceiros, que, ao longo dos últimos seis anos, consolida-se na qualificação da incidência política, monitoramento e defesa dos direitos de crianças e adolescentes no país. “Há uma convergência nas Américas sobre a importância da participação juvenil de iniciativas com a educação infantil para a consolidação de uma cultura de solidariedade, constitutiva da missão marista”, lembra o Ir. Paulo. De acordo com ele, a Província já se organiza para a elaboração de estratégias e diretrizes internas em articulação com as Orientações para o Voluntariado do Brasil Marista.

A voz dos jovens – A consciência sobre a solidariedade também marca a personalidade de Samuel Ângelus, de 17 anos, estudante do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Marista Pio X, na capital paraibana. A primeira viagem internacional dele, ao contrário da maioria de seus colegas, não foi para turismo, mas para levar ao Chile a síntese dos posicionamentos de jovens de Patos de Minas/MG, Recife/PE, Teresina/PI, Aracati/CE e João Pessoa/PB sobre quatro, dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Educação de Qualidade; Redução das Desigualdades; Paz, Justiça e Instituições Fortes e Parcerias em prol das Metas.

O material é fruto de reflexões nos regionais, por videoconferência e de encontro em Porto Alegre/RS com representantes das demais províncias maristas do Brasil. “Levei argumentos e vozes dos jovens a Santiago. O Coração Solidário foi marcado pela rica partilha da ideias, com pessoas de várias culturas unidas pelo carisma marista. O espaço e a confiança dos organizadores no que os jovens tinham a dizer foram fundamentais”, relembra Samuel, que desde 2011 atua na PJM.

Em João Pessoa, ele motivou debates sobre o sistema de cotas, ensino nas escolas públicas e violência urbana. “Também levei exemplos de pessoas que ganharam o Nobel da Paz e o que pensavam quando eram jovens”, destaca. A “bagagem” ajudou na hora de gravar mensagem em vídeo do Coração Solidário para o futuro Conselho Geral do Instituto Marista, que será definido em setembro deste ano. “Falei sobre a necessidade de trabalhar com os jovens o equilíbrio entre espiritualidade, pedagogia marista e solidariedade”, menciona o estudante, que deseja estudar Direito e ser diplomata.

O VI Encontro Interamericano Coração Solidário reuniu cerca de 80 participantes, entre representantes do Conselho Permanente da Conferência Interamericana de Provinciais (CIAP), do Secretariado de Missão, Fundação Marista de Solidariedade Internacional (FMSI), Cooperação Internacional para a Missão (CMI), Comissão Interamericana de Missão, Subcomissões e universidades maristas, além de 15 jovens das províncias do continente americano.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário