A Escola Marista Sagrado Coração realizou o primeiro Fórum Comunitário da Juventude Marista, em Fortaleza (CE), na última sexta-feira (24/02). A iniciativa é resultado do projeto “Líderes Sociais e Humanos”, que, nos últimos quatro anos, proporciona formação cidadã para os estudantes, líderes de turma e coordenadores jovens da Pastoral Juvenil Marista (PJM).
A partir do tema “Sonhos que podemos ter”, os participantes dialogaram sobre a conjuntura do país e as experiências de organização juvenil. “Foi espaço fértil de troca de experiência, feito por e para a nossa juventude”, comenta Samuel Germano, agente de Pastoral na unidade social, ao destacar. “Neste evento, contamos com o financiamento do BID [Banco Interamericano Desenvolvimento] e da Rede Cuca, principal equipamento do município, responsável por desenvolver políticas de juventude na cidade de Fortaleza”.
O financiamento foi conquista por meio de edital da Prefeitura Municipal de Fortaleza, destinado a ações de fortalecimento do movimento estudantil. Estão à frente do projeto, como proponentes, em nome do Marista, a assistente social Camila Gonzaga e a agente de pastoral Julyana Nunes.
A data, histórica para a Escola, envolveu 195 jovens no momento formativo. Juntos, eles puderam dialogar sobre o movimento estudantil e os direitos da juventude, as relações étnico-raciais e o feminismo, entre outros temas, como o processo de amadurecimento das lideranças juvenis, a conjuntura da cidade e do país. “Foi bonito ver, ouvir, sentir e experienciar as falas e as intervenções artísticas, os debates, a participação da plateia, foi um ‘banho’ de atitude protagonizado pela juventude da escola”, relembra Samuel