Pessoas de várias partes do país se reúnem, a partir desta terça-feira (27/09), em Brasília (DF), para trocar experiências sobre estratégias de comercialização solidária em rede durante a realização do 7º Intercâmbio dos Pontos Fixos da Rede Brasileira de Comercialização Solidária. Além disso, serão debatidos os desafios na gestão de um ponto fixo e, também, o projeto de lei que dispõe sobre a política nacional de economia solidária.
Na passagem pela capital federal os participantes conhecerão, ainda, os pontos fixos da cidade, como o Armazém do Ofício e a ocupação cultural do Mercado Sul. O Armazém do Ofício é uma loja de economia solidária promovida pela rede de mulheres artesãs e empreendedoras solidárias. Com pouco mais de dois anos de funcionamento, a loja se mostra sustentável e economicamente viável e tornou-se realidade na geração de renda e na organização em rede dessas mulheres.
A ocupação cultural do Mercado Sul é um movimento constituído por diversos coletivos, grupos e moradores que reivindicam e ocupam as lojas abandonadas do antigo Mercado Sul de Taguatinga. Nesse território, praticam e desenvolvem em rede uma série de ações que constroem o modelo de cidade socialmente justo e pensado a partir do bem coletivo. No local ocorre, mensalmente, a Ecofeira do Mercado Sul e funciona a recém-inaugurada Ecoloja, ambos pontos fixos de comercialização solidária.
Além disso, os intercambistas terão a oportunidade de participar de audiência pública na Câmara dos Deputados, onde será debatida a necessidade da Política Nacional de Economia Solidária. Esse momento será importante, pois todos terão a oportunidade de debater e pautar a necessidade da aprovação do projeto de lei nacional da economia solidária.