Foto: Hildete Souza.

Foto: Hildete Souza.

Para debater os avanços e perspectivas das políticas públicas de juventude no Brasil, nos últimos dez anos, foi realizado, no Colégio Marista de Brasília – Maristão, entre os dias 9 e 11 de março, o seminário do Conselho Nacional de Juventude – Conjuve, com a participação da coordenadora de Pastoral do Colégio Marista de Maceió/AL, Hildete Souza, que representa a Pastoral Juvenil Marista/PJM da Província Marista Brasil Centro-Norte/PMBCN no conselho, assim como os outros grupos vinculados às Províncias do Brasil Marista – Centro-Sul e Sul Amazônia. “O encontro serviu para avaliar, também, a Conferência Nacional de Juventude, realizada no Distrito Federal, em dezembro de 2015”, explicou a coordenadora.

A programação do evento contou com os seguintes painéis: Desenvolvimento, Democracia e Juventude: caminhos para superação da crise; #VoaJuventude, redução de homicídios da juventude negra e pobre, combate ao encarce-ramento e uma nova política de drogas; #3ConfJuv Diversidade, participação e novos desafios; Juventude, sucessão rural e direito à sustentabilidade; Juven-tude e trabalho: novas dinâmicas e Plano Nacional de Juventude e Trabalho Decente; Roda de diálogo: Sistema Nacional de Juventude.

De acordo com Hildete, o espaço político de debates é lugar de encontro e diálogo com a diversidade e de proposição à dignidade humana e defesa dos direitos. “A PJM tem como base a formação integral, sendo assim, esse espaço nos alimenta muito na perspectiva da participação sócio-política. A PJM ganha visibilidade com essa participação e também revigora a sua práxis pastoral”, elucidou. As reuniões do Conjuve se realizam trimestralmente. A próxima está programada para o mês de junho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário