Missionários do Colégio e Escola de Varginha (MG) - Foto: Escola de Varginha

Missionários do Colégio e Escola de Varginha (MG) – Foto: Escola de Varginha

As unidades socioeducacionais, da Província Marista Brasil Centro-Norte, participaram, nos meses de setembro e outubro, da Missão Marista de Solidariedade (MMS), que tem por objetivo vivenciar a missão como possibilidade de estudo e transformação social, cultivando a cultura da solidariedade, e tornando Jesus Cristo conhecido e amado.

No Colégio Marista de Maceió (AL), a MMS foi realizada em setembro (23), e reuniu estudantes do 9º ano ao 3º ano do ensino médio, colaboradores e professores em uma ação missionária que teve como tema “Marista 200 anos: profetas de um novo tempo”. O grupo visitou a Paróquia Nossa Senhora da Guia, no município alagoano de Satuba, onde recebeu crianças, jovens e idosos da comunidade para um dia de orações e reflexões, além de atividades de lazer como dança, xadrez, futebol, circuitos de corrida, brincadeiras com corda, vôlei e malabares.

Ainda na região nordeste, a MMS se fez presente no Colégio Marista de Natal (RN), onde, no último fim de semana de outubro, educandos, educadores e colaboradores partilharam conhecimento com famílias em situação de vulnerabilidade social, nas comunidades rurais do município potiguar de Ielmo Marinho. Os maristas ofereceram, ainda, atividades de lazer e oficinas técnicas para a comunidade.

Em Minas Gerais, a ação solidária aconteceu no Colégio e na Escola Marista de Varginha, e no Colégio Marista Diocesano, em Uberaba. Nas unidades de Varginha, a MMS foi realizada entre os dias 21 e 24 de outubro, e agrupou pastoralistas, estudantes e professores para vivenciar a missão nas comunidades rurais do município, pertencentes à Paróquia do Mártir São Sebastião. A programação contou com momentos de visitas missionárias às residências, celebrações eucarísticas, atividades recreativas, show de talentos, bingo, formações, dentre outras atividades.

Em Uberaba, mais de 20 missionários participaram das ações realizadas na comunidade rural de Santa Fé, entre os dias 20 e 22 de outubro. Momentos de oração, formação e alegria marcaram o final de semana de todos os envolvidos nesta imersão de fé, aprendizado e partilha.

A Missão Marista de Solidariedade é um projeto de cunho evangelizador e solidário, realizado e promovido, anualmente, pelas equipes de Pastoral das unidades socioeducacionais da Província. A MMS é direcionada a toda a comunidade educativa: estudantes, educadores, colaboradores, familiares e parceiros externos. As experiências são realizadas durante o ano, em data definida pelas unidades.

*Com informações dos colégios de Maceió (AL), Natal (RN), Uberaba (MG), e da escola e colégio de Varginha (MG)