DSC_0617

Nascida em Salvador/BA e radicada em Belo Horizonte/MG, foi aí que, em 1984, tive contato com os Irmãos Maristas. Após cinco anos como professora de Educação Religiosa no Colégio Dom Silvério, catequista de Iniciação Eucarística e responsável pela catequese crismal, fui coordenadora do Serviço de Orientação Religiosa. Rico tempo de aprendizado, partilhas, aprofundamento sobre a missão marista.

Em seguida, coordenei a Pastoral educativa da Província do Rio de Janeiro. Período fértil de vivências, convivências, contato com a diversidade da ação apostólica em cada rincão da Província: tempo de respeito, de reverência diante da originalidade de cada lugar, de crescimento na interculturalidade e também na internacionalidade. O programa de formação do laicato, “Ceformar”, em proposta pioneira no mundo marista, acolheu também leigas e leigos vindos do México, Guatemala e El Salvador. Em 2002, comecei o trabalho no Centro de Estudos Maristas. Época de contribuir com a formação em Patrimônio marista nas demais Províncias no Brasil e no México.

Atualmente, estou na comunidade internacional e mista da Casa de Acolhida Notre-Dame de l’Hermitage, na França. Aqui, desde abril de 2016, experimento em intensidade o que vivi nesses mais de 30 anos de Vida Marista. Sou afiliada ao Instituto dos Irmãos Maristas e, na acolhida às pessoas que buscam em L’Hermitage e nos “lugares Maristas” “beber nas fontes”, me comprometo a fazer de cada dia “um novo começo”!

Heloisa Afonso de Almeida Sousa

heloisa.almeidasousa@yahoo.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Limpar formulárioEnviar