DSC_1295Ir. Paulo Henrique Soares, do Rio de Janeiro/RJ, Edilson Costa Filho, de Fortaleza/CE e Milena Ricato, de Colatina/ES, embarcam nesta quarta-feira (13/07), para França, onde participam como representantes da Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN), de 17 a 23 de julho, em Lyon, do Encontro Internacional de Jovens Marista (EIJM), que este ano se inspira no tema Dare to Dream (Ouse Sonhar).

Para marcar a experiência, eles se reuniram, na terça-feira (12/07), na Comunidade Marista de Taguatinga (DF), quando vivenciaram a etapa provincial do evento, com o objetivo de partilharem as expectativas, receberem formação e orientações. “Vivam com intensidade o momento. Lyon vai marcar a jornada dos maristas de Champagnat e das outras congregações das irmãs e padres”, destacou o superintendente de Organismos Provinciais, Ir. José Augusto Júnior, que acolheu o grupo na atividade.

A mística inicial do encontro convidou os participantes a refletirem sobre o mundo de hoje. Nessa perspectiva, a simbologia da passagem bíblica do lava-pés foi escolhida para ajudar no discernimento sobre o encontro que o EIJM proporcionará aos jovens que sonhavam, e sonham, o sonho de Champagnat. “Os pés nos levam a algum lugar e falam da nossa alma e coração”, refletiu a analista de pastoral, Nayraline Oliveira.

Durante a programação, o grupo teve formação no tema “Promessa que nos guia – Fourvière”, ministrada pelo Ir. Paulo Henrique Soares e, também, vídeo face com as unidades. Em Lyon, cerca de 400 jovens maristas dos cinco continentes estarão reunidos para diálogos e reflexões sobre os novos horizontes para o carisma e missão. O EIJM tem o objetivo de celebrar, também, a atuação dos quatro ramos da sociedade de Maria – Irmãos, Padres, Irmãs e Irmãs Missionárias Maristas.

Em Lyon está o Santuário de Nossa Senhora de Fourvière. O local representa parte da história do bicentenário do Instituto Marista. No lugar, em 23 de julho de 1816, um grupo de jovens sacerdotes, aos pés de Nossa Senhora, fez a promessa de fundar a Sociedade de Maria. “O encontro será o momento para renovar a promessa de ser presença mariana no mundo, entre crianças, adolescentes e jovens”, destacou Ir. Paulo.

Para Milena, as expectativas sobre o encontro são as melhores. “Não vejo a hora de acolher e ser acolhida, de conhecer a juventude mundial”, relatou entusiasmada. “Que eu possa vivenciar várias culturas e conhecer pessoas diferentes, mas que são da mesma família marista”, declarou Edilson.

A última edição do EIJM foi realizada no Rio de Janeiro, em 2013, mesmo ano que a capital carioca recebeu a Jornada Mundial da Juventude e o papa Francisco.  Mais informações sobre o encontro em Lyon estão disponíveis no site www.lyon2016daretodream.com.