Dare1Sonhos, alegria, esperança e fraternidade serão partilhados, de 17 a 23 de julho, em Lyon, na França, no Encontro Internacional de Jovens Maristas/EIJM. As juventudes estarão reunidas para diálogo e reflexões acerca dos novos horizontes para o Carisma e a Missão, bem como para celebrar a atuação dos quatro ramos maristas – Irmãos, Padres, Irmãs e Irmãs Missionárias. Em sintonia com o evento, foi realizada, em abril, a videoconferência de partilha da fase local do EIJM na Província Marista Brasil Centro-Norte, com os coordenadores e agentes de pastoral e estudantes.

“Embora tenhamos três delegados que nos representarão no EIJM, optamos por envolver, também, todas as unidades no itinerário preparatório para o encontro. Assim, a equipe escolhida poderá levar para a França o resultado das experiências vivenciais. O EIJM é mais do que um evento, é um processo a ser vivido”, destaca Nayraline Barbosa, analista de pastoral da Coordenação de Evangelização da PMBCN. No momento de compartilhar as ações, os participantes de Teresina/PI, Aracati/CE e Colatina/ES apresentaram os relatos dos debates e atividades desenvolvidas com grupos de estudantes, lideranças de turma e da Pastoral Juvenil Marista/PJM e Rádio Tribos, motivados a partir da trajetória do Encontro, Escuta, Diálogo e Compromisso.

O Itinerário “Ouse Sonhar”, em alusão à temática do EIJM, prevê, ainda, aprofundamento nos temas do ser jovem; o jovem, seu mundo e seu contexto; a mensagem de Jesus e a igreja que somos chamados a construir; a Promessa de Fourvière e a pessoa e a mensagem dos fundadores maristas. São delegados da PMBCN para o encontro o Ir. Paulo Henrique Soares, coordenador de pastoral do Colégio Marista São José – Barra; Edilson Batista, ex-aluno da Escola Marista Sagrado Coração, e Milena Ricato, estudante do Colégio Marista de Colatina. Os representantes participarão, ainda, da fase provincial, no Distrito Federal, dias antes da viagem, em julho.