O compromisso com a defesa de direitos infantojuvenis está no coração da missão marista. Integrantes da instituição ocupam lugar em entidades vinculadas à temática no País e fora dele. O Irmão Vicente Sossai Falquetto, diretor do Aprendizado Marista Padre Lancísio, em Silvânia (GO), é um desses casos. De 26 de novembro a 10 dezembro, ele, que também está no Fórum Nacional de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (FNDCA), representou a entidade na 11ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.
No evento, o Irmão destacou a importância do FNDCA na articulação nacional com os Fóruns Estaduais, além da necessidade do fortalecimento dos Conselhos Municipais, Estaduais e Nacional, para a garantia da implementação das políticas públicas voltadas à infância e juventude.
Na avaliação dos debates e plenárias, e na fala de encerramento, Irmão Vicente enfatizou a participação dos adolescentes nos espaços de defesa de direitos. “Para isso, são necessárias mais oportunidades de formação”, lembrou. Ele defendeu, ainda, a luta pela implementação efetiva do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a continuidade do Conselho Nacional dos Direitos da Criança (Conanda), ao mencionar as 564 propostas e 30 moções empreendidas que, segundo ele, precisam ser elevadas como recomendações.
Ao final da Conferência, tomaram posse os 47 adolescentes titulares, e suplentes, da gestão 2020-2022 do Comitê de Participação de Adolescentes (CPA). O Comitê consultivo contribuirá na construção e controle social das políticas de promoção, proteção e garantia de direitos de crianças e adolescentes no Brasil junto ao Conanda.
“Não acredito em retrocesso. O CPA é novidade, presente e futuro da garantia de direitos e da efetivação do ECA. Sigamos em frente, que a luta é grande”, concluiu Ir. Vicente.