O Marista Centro-Norte abre a 20ª Unidade Socioeducacional particular da rede de ensino, além de outras nove escolas sociais. O Colégio Marista Padre Eustáquio começa a funcionar em 2021, na cidade de Belo Horizonte (MG), com capacidade para atender 2.000 estudantes na Educação Infantil e Ensinos Fundamental e Médio. Antes, sob administração dos Irmãos da Congregação dos Fráteres de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia (CMM), com 58 anos de presença na localidade, agora a instituição recebe a chancela de Champagnat e integra a missão de tornar Jesus Cristo conhecido e amado junto às crianças, adolescentes e jovens. As matrículas já estão abertas para o próximo ano letivo, em todos os segmentos da Educação Básica.

De casa nova

“A parceria de duas instituições confessionais significa fortalecimento de ambas. Queremos, como Marista Centro – Norte, enfatizar esses laços para garantir a perenidade da missão Marista e aproveitar o potencial de crescimento estratégico na região. A ampliação da atuação Marista é, também, fruto do sonho de Marcelino Champagnat, fazendo chegar a educação evangelizadora de qualidade a mais crianças, adolescentes e jovens”, destaca Ir. Renato Augusto da Silva, vice-presidente do Marista Centro-Norte.  De acordo com ele, o objetivo é fortalecer a missão e aproveitar o potencial de crescimento da marca na capital mineira. A nova Unidade, que antes recebia o nome de Colégio Padre Eustáquio, tem estrutura, composta por 46 salas de aulas, cinco quadras poliesportivas, playground, laboratórios, biblioteca, sala de jogos pedagógicos, telas interativas, espaço para palestras e apresentações, oficina de artes, cozinha experimental e acervo de 31.000 volumes de livros, além de uma Casa Administrativa e um Núcleo de Estudos.

Transformando chegada em acolhida

A transição da unidade para Colégio Marista Padre Eustáquio envolve uma série de etapas. Além da mudança de identidade visual, estão previstas reuniões com educadores, colaboradores, famílias e Arquidiocese, formações com as equipes técnicas e pedagógicas e divulgação da novidade na mídia e principais canais de comunicação. A intenção é apresentar a proposta educativa, os aspectos técnicos e diferenciais da educação evangelizadora Marista. Tudo com ênfase na excelência acadêmica, formação humana e cristã, Educação Tecnológica, inovação, investigação científica, internacionalização, voluntariado, liderança e outros tantos atributos que qualificam a marca Marista. Além disso, apresentar o projeto pastoral – pedagógico contemporâneo, e olhar voltado à transformação social e à formação continuada dos professores. Sempre pautado pelo amor, solidariedade e cuidado, que nos identificam como Maristas. A previsão da solenidade de lançamento do novo colégio é em janeiro.