O Marista Centro-Norte e o Grupo Marista lançaram, nesta semana, o Prêmio Educador Marista 2020. A segunda edição do Prêmio tem como objetivo valorizar as práticas educacionais desenvolvidas por professores da Educação Infantil ao Ensino Médio, que contemplem a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), nos processos de ensino-aprendizagem. Importante salientar que essas práticas devem contribuir para transformar a escola num ambiente inovador, criativo e colaborativo, e que estejam em consonância com as Matrizes Curriculares do Brasil Marista.

Com o contexto do distanciamento social, provocado pela pandemia, os educadores tiveram que reinventar suas práticas pedagógicas, para garantir o direito à educação de crianças, adolescentes e jovens. Por isso, o Prêmio Educador Marista 2020 visa conhecer, conectar, motivar e apoiar professores maristas das diferentes áreas de atuação, que possam ter um papel-chave na evolução das concepções e práticas tecnológicas da escola. Neste ano, há ainda a inclusão de categorias destinadas às ações inovadoras de pastoral, arte, esporte e cultura realizadas com o apoio das TDIC.

Inscrições abertas

As inscrições já estão abertas e se encerram em 31 de agosto, para professores vinculados a escolas e colégios do Marista Centro-Norte e do Grupo Marista. Não há taxa para inscrição, e a participação é voluntária e não está condicionada ao pagamento de qualquer quantia ou valor. O projeto educacional inscrito pode estar em andamento na unidade ou já ter sido realizado.

Para Deysiane Pontes, da Coordenação Educacional do Marista Centro-Norte, o Prêmio é uma forma de valorizar o educador marista. “Os professores maristas são o nosso bem maior, aqueles que garantem o cumprimento da missão de Champagnat, que atuam na pedagogia da presença, e, que, mesmo em tempos de pandemia, garantem uma educação de excelência para os nossos estudantes”, declarou a coordenadora.

O resultado da premiação será divulgado em outubro, em celebração ao Dia do Educador, com os sete educadores/projetos vencedores. Para conhecer as regras e informações sobre o prêmio, os ganhadores de 2019, e inscrever o projeto educacional, acesse: https://sway.office.com/KD6TH2PNTFadFwdi