Objetos em exposição, no Centro de Estudos Maristas (CEM), em Belo Horizonte (MG), que pertence ao Marista Centro-Norte. Foto: CEM

De 4 a 8 de novembro, acontece, em Luján, na Argentina, o 5º Encontro da Rede de Centros de Memória Marista da Região América Sul. O Encontro, que vai reunir coordenadores, técnicos e colaboradores dos Centros de Memória, Museus, Historiais e Memoriais, da Região América Sul, tem como objetivo dar vazão ao que foi definido no planejamento estratégico, de forma sinérgica para a consecução de uma rede nacional, regional e institucional, articulando todos os Centros de Memória. São esperadas cerca de 30 pessoas, entre Irmãos, leigos e leigas, que atuam na área de patrimônio histórico e espiritual, nas cinco províncias que compõem a Região América Sul. Representando o Marista Centro-Norte estão o Ir. Rafael Ferreira Júnior, diretor do Centro de Estudos Maristas (CEM), e Rogério Amaro, também colaborador do CEM. Para o Ir. Rafael, este encontro servirá para consolidar a própria Rede e aperfeiçoar as técnicas bibliográficas, arquivísticas e museais. “Em nossa dinâmica, temos buscado realizar os encontros anuais em cada província da Região, pois o rodízio proporciona que conheçamos vários espaços existentes e as diversas formas de atuação dos profissionais que ali trabalham. Desta vez, teremos a oportunidade de conhecer o centro de memória, mantido pela Província Marista Cruz del Sur”, esclareceu o Ir. Rafael.

Programação e atividades

No roteiro do evento, haverá apresentação de cada província sobre a caminhada realizada entre novembro de 2018/2019, quanto à construção de políticas e diretrizes; lançamento do livro Superiores Gerais do Instituto Marista, elaborado pela Província Marista Brasil Centro-Sul; oficinas de capacitação sobre gestão do patrimônio marista e conservação do patrimônio; além da apresentação do Sistema Pergamum, seus termos, autoridades e manuais. Durante o encontro, os participantes serão apresentados ao projeto do Historial, da Província Marista Cruz del Sur, que estará aberto para visita dos integrantes do encontro. No dia 9 de outubro, o Comitê Gestor da Rede de Centros de Memória Marista da Região se reunirá em Cochabamba, na Bolívia, para um resumo do que foi o evento.

Expectativas e futuro

Para o Ir. Rafael, do CEM, o evento deve ser um espaço-tempo de capacitação técnica dos gestores e profissionais da área, para aprofundar o sentido de pertença à Rede. “Iremos dar início ao projeto de expansão da Rede para todo o Instituto Marista, por isso, contaremos com a presença do conselheiro-geral, Ir. Josep Soteras. É nosso desejo que todos os centros de memória da congregação trabalhem em sintonia, o que nos permitiria, por exemplo, partilhar experiências de gestão, projetos de formação de profissionais, intercambiar acervos, e, sobretudo, crescer na consciência de que estamos a serviço de uma única missão”, enfatizou o Irmão.