Reunião de lançamento do ano letivo 2019 – Foto: divulgação

A Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN) se reuniu na quinta-feira (14) para lançar oficialmente o Ano Letivo 2019. Com a presença dos gestores e colaboradores do Escritório Central e das unidades socioeducacionais, por meio de videoconferência, o provincial, Ir. Ataide José de Lima, realizou a abertura dos trabalhos, lembrando a mensagem do VI Capítulo Provincial, de que nossa fraternidade é farol de esperança.

Durante o evento, foi apresentado o Calendário Provincial, com a programação da Província para este ano. Algumas ações e atividades foram destacadas, para este primeiro semestre: a Semana Pastoral Marista, que acontecerá entre 18 e 22 de fevereiro; o Encontro Interprovincial – Comissão das Juventudes, previsto para março; o Fórum da Região América Sul, que deve ocorrer em abril, de 8 a 13, em Mendes (RJ); O Fórum de Diretorias das Unidades Socioeducacionais, de 20 a 24 de maio; e, em junho, a Jornada Provincial de Juventudes.

A reunião foi propícia, também, para se apresentar os dados de captação e fidelização dos alunos. 40% das unidades obtiveram um aumento no percentual de alunos, e a fidelização alcançou 88,60% em 2019, um aumento em relação a 2018 e 2017, ambos com 87%. Para a superintendente de Missão, Manuela Suassuna, este aumento, quanto à fidelização dos alunos, tem relação direta com a atuação conjunta das áreas pedagógicas e pastorais, das unidades. “Este percentual só é possível de ser alcançado devido ao trabalho efetivo e eficiente das áreas mencionadas. Temos um mercado agressivo, concorrentes de peso, e, mesmo assim, obtivemos média de 88,60% de fidelização. Devemos comemorar, mas devemos trabalhar ainda mais para aumentar este percentual, já que muitas unidades alcançaram média de mais de 90%”, declarou a gestora.

Outros projetos – as diretrizes da Educação Inclusiva, do Programa Marista Bilíngue, Laboratório de Matemática e de Produção Textual devem ser lançadas em breve. O Plano Estratégico de Evangelização, já enviado às unidades, servirá de base para a construção do Plano Pastoral Trienal das escolas e colégios; o Intercâmbio Esportivo e Cultural, novidade para este ano, deve levar um aluno de escola social para viver esta experiência internacional. E a Coordenação de Evangelização vem com a novidade de lançar uma semana de mobilização pelo 18 de Maio, e não apenas um dia, como era feito anteriormente. E você, já se preparou para o ano letivo de 2019?