PMBCN e o Conselho Geral – Foto: Conselho Geral

A Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN) visitou o Instituto Marista, em Roma, entre os dias 31 de julho a 3 de agosto. O objetivo do encontro foi compartilhar e dialogar, com o Governo Geral, as ações e projetos institucionais, implementados nos últimos 24 meses, e apresentar o novo mapa estratégico da Província, sistematizado no Plano Estratégico/2014-2023 (revisão 2018/2020), além da nova estrutura organizacional, que consta no documento de referência, Governança Corporativa.

A visita, que ocorreu por sugestão do Sr. Luca Olivari, colaborador do Instituto Marista, vinculado ao Secretariado de Missão e ao Economato Geral, e por solicitação do provincial, Ir. Ataide José de Lima, contou com as presenças, também, do ecônomo da PMBCN, Ir. Renato Silva, e do vice-presidente das mantenedoras UBEE-UNBEC, José Wagner da Cruz. Pelo Instituto Marista, estiveram presentes, na reunião, o superior-geral, Ernesto Sánchez, o vigário-geral, Luis Carlos Gutiérrez, e os conselheiros-gerais Óscar Martín Vicario, Sylvain Ramandimbiarisoa e Josep Maria Soteras.

De acordo com o Ir. Ataide José de Lima, o diálogo oportunizou apresentar ao Conselho Geral todas as áreas estratégicas da Província, a estrutura das mantenedoras e das unidades socioeducacionais. “Foi realizada, também, uma análise de conjuntura sobre o cenário político, econômico, financeiro e educacional do Brasil, e como a Província se insere neste contexto”, explicou o provincial. Para o vice-presidente da UBEE-UNBEC, Ir. José Wagner da Cruz, a realização do momento, logo após o Capítulo Geral, foi de imersão dos Irmãos do Conselho Geral nos projetos da PMBCN, e permitiu apresentar desafios, dificuldades, bem como os resultados e oportunidades do presente e do futuro.

Segundo o ecônomo, Ir. Renato Silva, a partilha da vida e da missão da Província, com os Irmãos do Conselho Geral, indicou corresponsabilidade na gestão. “O XXII Capitulo Geral reforça essa parceria e nos deixa a tarefa de sermos uma família global, capaz de ajudar, mutuamente. Portanto, as conquistas e os desafios das nossas províncias são também do Instituto”, enfatizou o Irmão.

Durante a visita, os Irmãos da Província abordaram, também, outros temas relacionados à dinâmica da Província, dos quais destacam-se: vida consagrada e laicato, evangelização, educação, rede de escolas, casas de eventos, financeiro, comunicação, núcleo estratégico, recursos humanos, tecnologia, compras em escala, ABC de Gastos Governança Corporativa e passos futuros.